Opinião

[opinião] Minha aposta para o iOS 7: um novo Mail, reformulado

Mail do iOS

Em 2011, dias antes do WWDC e do anúncio do iOS 5, todas as atenções estavam voltadas para os rumores com maiores chances de se tornarem realidade, como o lançamento da Siri, a chegada da Central de Notificações e a integração com o Twitter.

Mais cedo ou mais tarde, esses recursos foram de fato anunciados (alguns ali mesmo, outros no anúncio do iPhone 4S alguns meses depois), porém especificamente durante o WWDC a Apple conseguiu surpreender com algumas cartas na manga. Enquanto todos olhavam bastante para os rumores semi-confirmados, ela conseguiu desenvolver alguns apps que se mantiveram fora do “radar”.

Um deles foi o app Lembretes. Durante a cobertura, lembro de ler que alguns desenvolvedores assistindo à apresentação lá no Moscone West reagiram de forma negativa à revelação. O motivo? Eles eram donos de apps bem-sucedidos que atendiam exatamente a essa necessidade, como por exemplo o Remember The Milk. Hoje a solução da Apple faz parte do dia-a-dia de todos os usuários do iOS, enquanto o Remember The Milk é uma distante memória de um app que costumava funcionar muito bem.

Percebo exatamente o mesmo padrão para essa WWDC. Todas as atenções estão voltadas para estética do novo iOS, para o improvável anúncio de um serviço de streaming de músicas (improvável para a WWDC) e para o eterno desejo de uma maneira mais fácil de ligar e desligar o Wi-Fi, mas até agora não vi ninguém parar para analisar a situação de apps nativos do iOS, como o de email.

Desde o lançamento do iPhone, o Mail.app não sofreu basicamente nenhuma atualização. Enquanto isso, aplicativos como Sparrow e Mailbox recentemente fizeram bastante barulho pois aliaram de maneira exemplar um design agradável a uma navegação bastante interessante. O Mailbox teve a ajuda do buzz gerado pelo sistema de fila, mas isso não tira o mérito da navegação e organização de emails proposta pelo app. Eles se deram bem pois além de serem bonitos, eles eram funcionais. Isso se parece com a área de expertise de alguém?


Aplicativo Sparrow usa gestos para se tornar mais funcional

Fato é que mais do que liderar uma completa mudança estética, tenho certeza de que a chegada de Jony Ive ao cargo antes ocupado por Scott Forstall levou a uma profunda reflexão sobre todos os lados e aspectos do iOS, tanto como uma plataforma independente quanto como uma extensão do OS X.

E o Mail.app me parece um forte candidato a ser reconstruído do zero, repetindo a surpresa (e alívio) resultantes do lançamento do Lembretes em 2011, e dando uma aposentadoria adiantada ao Mailbox. Certamente seria uma atitude muito mais elegante e uma forma muito mais honesta de ganhar a preferência do usuário do que o Google fez com o Sparrow.

Acompanhe a cobertura completa da apresentação do iOS 7 nesta segunda, dia 10 de junho, a partir das 13h30 (horário de Brasília) aqui no Blog do iPhone.

 Marcus Mendes © Conteúdo original Blog do iPhone

Botão Voltar ao topo