iOS 7 beta

Ontem a noite, os seguidores de nosso Twitter viram em primeira mão diversas imagens do beta do iOS 7 em português, com diversos detalhes interessantes do novo sistema. Confira agora um apanhado das características mais importantes do iOS que chegará em nossos iPhones, iPods e iPad a partir de setembro/outubro.

Novo layout

A Apple quis apagar tudo o que Scott Forstall fez no iOS e parece que se esforçou para isto. Todos os ícones foram alterados e a opção por cores cítricas é marcante neste iOS. Às vezes, até demais.

iOS 7 - Screen iOS 7 - Ajustes iOS 7 - Telefone iOS 7 - Banca iOS 7 - App Store iOS 7 - Bussola

Tela bloqueada

A tela bloqueada não tem nada diferente do que já vimos em outros sistemas. Muito clean. Repare que o “Deslize para desbloquear” mudou completamente, apesar de ainda ser o mesmo movimento.

iOS 7 - LockSreen

Central de Controle

A Apple resolveu se render a algo pedido há anos pelos usuários. No iOS 7, bastará puxar a tela para cima na parte de baixo para aparecer um painel cheio de atalhos para os Ajustes (como Bluetooth, Wi-Fi, Não Perturbe, brilho da tela e outros), além de outras funcionalidades, como Calculadora, Cronômetro, Câmera e até uma lanterna para você iluminar seu caminho à noite quando se levanta. Curiosamente, não há um atalho para desligar o 3G.

CentraldeControle

Central de Notificações

Mesmo modo de funcionar que nos sistemas anteriores, é só puxar a parte de cima da tela para baixo. Seu layout mudou para algo bem mais limpo. Ele pode agora ser visualizado até mesmo com a tela bloqueada do aparelho.

CN

Multitarefa

A conhecida barra de multitarefas deixou de ser barra. Agora segue algo parecido com o que existia no finado PalmOS, que por sua vez se baseou nas abas do Safari. Você visualiza uma pequena tela do aplicativo aberto, e arrastando-o para cima você o fecha de vez (parecido, devo dizer, ao que acontece no Android).

A Apple resolveu adotar o que muitos chamam de “verdadeira multitarefa” (sic), que praticamente deixa os aplicativos rodando em segundo plano (coisa que a Apple sempre foi contra). Você pode escolher nos Ajustes quais aplicativos você deixará com essa função, para que a bateria não seja desperdiçada.

iOS 7 - Multitarefa

Paralax na imagem de fundo

Uma frescurinha bem típica de outros celulares agora foi adotada pela Apple. Quando você movimenta o seu iPhone, a imagem de fundo da tela de início se mexe, dando a impressão de 3D. Não funcionará no iPhone 4.

Bloqueio de chamadas

FINALMENTE a Apple adotou algo que pedíamos há tempos: a possibilidade de bloquear números telefônicos! É uma funcionalidade do sistema e você não precisa instalar nada. Se tiver alguém importunando você, basta bloqueá-lo para deixar de receber ligações, mensagens e até FaceTime.

Pastas

As pastas ganharam um tapa (ou melhor, um soco) no visual. A principal novidade é que agora elas possuem páginas para comportarem ainda mais apps dentro delas.

iOS 7 - Pastas

AirDrop

O AirDrop é a resposta da Apple para a troca de arquivos por bluetooth. Ele não funciona por Wi-Fi como se imaginava, e serve para trocar qualquer tipo de arquivo entre pessoas próximas. Pelo sistema, você pode trocar fotos, contatos e localização, mas os aplicativos que incorporarem a função poderão trocar qualquer tipo de documento. A parte ruim é que você continuará não podendo fazer trocas pelo bluetooth com pessoas que não possuem iPhone ou iPad, pois o AirDrop só funciona com eles. Não funcionará no iPhone 4 e nem no 4S.

Câmera com filtros

A moda de aplicar filtros em imagens foi adotada pela Apple, que incorporou a função na Câmera. Tipo Instagram.

iOS 7 - Filtros

Ícone do Relógio

Frescurinha pequena, mas que muitos esperavam ainda no iOS 4: o ícone do Relógio mostra o horário em tempo real.

iOS 7 - Relógio

Aplicativo Tempo

A parceria da Apple e Yahoo realmente está forte, pois o novo aplicativo Tempo do iOS é muito similar àquele apresentado em abril.

iOS 7 - Tempo

Novo iMessage

Novas cores, novas animações. Você vai achar que está em outro celular.

iOS 7 - iMessage

Notificações

A notificação cinza que você conhece hoje com o iOS 6 que aparece no topo da tela, ficará completamente preta no iOS 7.

iOS 7 - Notificações

Spotlight

O Spotlight será acessado na própria tela dos aplicativos, bastando puxá-la para baixo. Isso pode ser em qualquer tela, não mais a primeira.

iOS 7 - Spotlight

Novo Mail

Nenhum outro analista apostou no Mail, mas exatamente como previu nosso colunista Marcus Mendes, o aplicativo recebeu mudanças com funcionalidades já existentes em outros apps mais modernos, com gestos. Faremos com calma um artigo especialmente para ele, com as novidades.

iOS 7 - Mail

Recurso “Por Aqui” na App Store

Mais uma tentativa de divulgação de aplicativos por parte da Apple. Ele identifica quem está na sua região e diz quais os apps mais usados. A localização de cada usuário pode ser autorizada ou não por ele.

PorAqui

Novo Safari

O Safari recebeu uma repaginada completa, tão completa que você se perderá no início. As abas ganharam uma visualização em 3D, para serem foleadas.

iOS 7 — Safari

Novo sistema contra ladrões

A Apple atendeu aos pedidos de muitos e está desenvolvendo um sistema para desestimular o roubo de iPhones. Com o iOS 7, se seu aparelho for roubado e restaurado, ele só poderá ser ativado com os dados do iCloud (senha e usuário), no qual o ladrão não sabe, pois apagou o aparelho. Assim, ele não funcionará mais e não poderá ser revendido. É claro que dificilmente o antigo proprietário irá recuperá-lo, mas aparelho que não pode ser revendido não desperta muito o interesse dos ladrões.

iOS 7 — Ladrao

FaceTime

O FaceTime agora recebeu um aplicativo separado no iPhone, como acontece no iPod e iPad. A cor escolhida é uma belezinha

iOS 7 — FaceTime

A novidade é que agora será possível fazer ligações por áudio pelo FaceTime, substituindo aplicativos como o Skype, por exemplo, para chamadas entre dispositivos da Apple.

iOS 7 - FaceTime Audio

Identificação de acessórios não-certificados

Se você comprou algum cabo USB não-oficial da Apple, o iOS 7 lhe informará que ele pode não ser confiável.

iOS 7 - Cabo China

Segurança

O iOS ainda não sofre com vírus, mas a segurança está aumentando. Ao conectar o iPhone em um computador diferente do seu, ele pergunta se ele é “confiável“, pois poderá ter acesso a todos os dados contidos no aparelho.

iOS 7 - Segurança

Siri

Não foi desta vez que o Português foi incluído no assistente vocal. Mas como nenhuma língua foi, ainda resta esperanças até a versão final. Cruzemos os dedos!

Compatibilidade

O iOS 7 será compatível apenas com os seguintes aparelhos (nem todas as funções estarão disponíveis nos mais antigos):

iPhone 4, 4S, 5 e iPod 5ª geraçãoiPad Retina, iPad 2 e iPad mini

Lançamento oficial

A liberação pública do iOS 7 é esperada para os meses de setembro/outubro, sem ainda data definida.

Versão beta

Tivemos contato com uma versão de testes do iOS 7, ainda instável e com bugs. Muita coisa ainda pode mudar até a versão final, mas aconselhamos fortemente a não instalar versões encontradas na internet, pois isso bloqueia todo e qualquer aparelho que não esteja cadastrado como desenvolvedor na Apple. Por isso, não damos suporte a este tipo de erro aqui no Blog.

Conteúdo original © Blog do iPhone