Notícias

Google anuncia clone do Game Center, o Google Play Game

Todos os anos, semanas antes da WWDC, o Google faz a sua própria conferência mostrando as novidades que tem para o ano. E hoje eles anunciaram o Google Play Game, uma espécie de Game Center, mas que suporta ao mesmo tempo Android, iOS e Web.

Game Center

O Game Center da Apple é quase uma rede social incorporada ao iOS, que possibilita que jogadores registrem seus pontos e comparem com seus amigos. O problema é que ele só abrange dispositivos da Apple, o que é complicado para desenvolvedores que oferecem jogos tanto para iOS quanto para Android (como é o caso da Gameloft e da EA). Para quem, por exemplo, tem um telefone Android e um iPad e estiver jogando Real Racing 3 nos dois, não poderá compartilhar seu desempenho e nem mesmo continuar em um o jogo que começou no outro. E é isso que o Google quer solucionar.

O que ele propõe é uma plataforma unificada de proezas, placares e salvamento de jogos, que funcione tanto no Android quanto no iOS, além de jogos pela web.

A ideia é boa e poderia até ser algo mais democrático que a solução fechada oferecida pela Apple, se não fosse a obrigatoriedade em se inscrever no Google+, o clone do Facebook que a empresa tenta empurrar a qualquer custo aos seus usuários e que muitos tem resistência em adotar.

A princípio, quem deve implementar a novidade deverá justamente ser Gameloft e EA, que não adotaram até hoje o Game Center em seus jogos.

Botão Voltar ao topo