App StoreNotícias

Uma das causas da retirada do aplicativo AppGrátis foram as Notificações

A retirada do popular aplicativo AppGrátis da App Store (leia mais aqui) não foi apenas por causa de uma regra, mas duas. Além da tentativa da Apple em retirar aplicativos que promovam outros aplicativos, o app pecava em outro ainda mais valorizado pela Maçã: enviar notificações que façam publicidade de promoções.

A Apple se manifestou sobre o caso e confirmou ao AllThingsD que retirou o aplicativo porque ele infringia algumas regras pré-estabelecidas da App Store. Entre elas, a que limita o envio de notificações no aplicativo.

5.6. O aplicativo não poderá usar notificações por Push para enviar propaganda, promoções ou marketing direto de qualquer natureza.

A regra tem a (boa) intenção de impedir que certos aplicativos se aproveitem para infernizar a vida do usuário com promoções não solicitadas. Não é exatamente o caso deste aplicativo, em que o usuário quer exatamente ser avisado das promoções, mas regras são regras e a princípio devem ser respeitadas.

Notificações no AppGratis

Apesar da Maçã dizer que está apenas fazendo valer as regras que todos os desenvolvedores já conhecem, fontes internas da empresa afirmam que o fato é que o AppGrátis cresceu demais como negócio, influenciando diretamente o sistema de classificação da App Store.

A Apple prefere o sistema de meritocracia, ou seja, vai para o ranking os aplicativos que realmente são bons. Com a promoção do AppGrátis isso não acontece: desenvolvedores pagam para que seus apps sejam publicados e, deixando-os de graça, acabam atingindo sempre os primeiros lugares do ranking.

Na visão da Apple, um sistema que premia quem tem mais dinheiro e não quem tem o melhor app, não é justo.

Ao mesmo tempo, o serviço é uma mão na roda para quem procura bons aplicativos. Apesar do app ter sido retirado do ar, as atualizações diárias de promoções continuam normalmente para quem assinou a newsletter ou ainda possui o aplicativo. Apenas novos usuários que não poderão aproveitar mais.

A pergunta é: e os outros aplicativos similares que continuam na App Store, ficarão até quando?

Via
AllThingsD
Botão Voltar ao topo