Notícias

Operadora Claro usa forma diferente de conectar seus clientes no seu serviço de Wi-Fi

Claro Wi-Fi

Clientes de operadoras brasileiras já contam, há algum tempo, com serviço gratuito de Wi-Fi em alguns aeroportos e locais públicos. TIM, Vivo e Oi disponibilizam suas redes Wi-Fi para que os clientes possam navegar pela internet sem usar a rede 3G.

A Claro era exceção e ainda estava de fora disso. Mas agora ela também disponibiliza o serviço de Wi-Fi, com uma maneira diferente de se conectar.

Enquanto que com as outras operadoras você se conecta da forma clássica, ou seja, abre os Ajustes, procura a rede Wi-Fi da operadora (onde ela esteja disponível) e conecta com seus dados de cliente, a Claro facilita o processo, tornando-o automático. Através da instalação de um perfil, a conexão é automática assim que o aparelho detecta a rede próxima, não precisando informar ou configurar qualquer dado.

Perfil Claro Wi-Fi

Este perfil associa o aparelho à rede e conecta sem necessitar de nenhuma configuração. A operadora disponibilizou um documento em PDF para explicar como funciona a instalação. O interessante é que o documento dá suporte apenas aos iPhones 3G, 3GS, 4 e 4S, sem citar o iPhone 5. Na teoria, não há porque não funcionar nele também.

O mesmo processo funciona para clientes que usam o iPad 3G.

Em outros países, é normal as operadoras disponibilizarem redes Wi-Fi em grandes cidades, espalhadas em cafés, estações e pontos turísticos. Seria muito bom se no Brasil esta prática também começasse a acontecer. Hoje, só se vê redes assim em aeroportos (e mesmo assim, nem todos), limitando muito o público.

Será que com a Copa do Mundo, isso irá mudar? O fato das operadoras estarem se unindo com prestadoras de internet (Claro+NET, Vivo+Speedy) pode acelerar este processo.

Dica do Felipe Kellermann, via Twitter

Botão Voltar ao topo