Notícias

Anatel publica certificação do iPad mini com endereço de fábrica no Brasil

iPad mini

Na última sexta-feira, a Anatel publicou em seu site uma revisão (R1) do certificado de conformidade técnica do iPad mini, homologado ainda em novembro do ano passado. No documento, a única alteração feita foi a inclusão de um novo endereço fabril, na unidade da Foxconn em Jundiaí (já visitada pelo Blog do iPhone). A descoberta foi feita por Rafael Silva, do Tecnoblog.

O documento confirma que a autorização dada pelo governo em novembro para fabricação no país era mesmo para o mini (leia iPad mini fabricado no Brasil provavelmente terá também isenção fiscal). Com isso, a Apple pagará menos impostos para fabricar no país também seu mais novo produto. Porém, como destacamos no artigo de novembro, isto não significa que os preços irão realmente reduzir para o consumidor. Segundo o próprio ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação:

A empresa deve apresentar outras contrapartidas. Mas não há nenhuma obrigação de redução de preço.

A desconfiança aumenta ainda mais ao perceber que o iPhone e o iPad maior já são fabricados no país desde o ano passado, e não sofreram redução de preço. O iPhone 4S só baixou de valor agora em abril, mas provavelmente por outro motivo que não a fabricação nacional.

Teremos que esperar um pouco mais para saber se esta mudança beneficiará também os consumidores ou apenas os índices de emprego na região de Jundiaí.

via Tencoblog

Botão Voltar ao topo