Notícias

Google anuncia fim do serviço Google Reader a partir de julho

Google Reader
Imagem: Mashable

O sistema de organização de feeds RSS mais famoso do mundo irá acabar no dia 1º de julho deste ano. O Google anunciou ontem que o seu serviço Reader deixará de existir a partir desta data, e também encerrou a versão de computador do Snapseed, comprado pela companhia no ano passado.

Será que o Snapseed, um aplicativo tão popular no iPhone e iPad subiu no telhado? A companhia garante que não. A mudança é só para a versão desktop e não atinge a versão mobile. Esperemos que continue assim.

Quanto ao Google Reader, apesar de muita gente não utilizá-lo diretamente, o serviço ainda é usado por muitos aplicativos para a sincronização de notícias, que terão que se readaptar com o novo cenário. Os criadores do app Reeder, um dos mais populares do genero, já avisaram no Twitter que já estão se adaptando, e outros apps estão aproveitando a deixa para se auto-promoverem como uma alternativa ao serviço.

Havia um tempo em que procurei bastante por um leitor de RSS no iPhone e iPad, afinal, um editor de blog de tecnologia tem que estar sempre em dia com as notícias. Mas não queria usar o Google Reader, pois ele sempre foi lento em entregar os feeds, não é imediato como quem assina os feeds diretamente. Confesso que tive muito trabalho em encontrar uma opção na App Store, pois praticamente todos os apps especializados só trabalhavam com o serviço do Google. O The Early Edition 2 foi um dos melhores que encontrei, pois permitia incluir uma lista independente de feeds (apenas com versão para iPad).

Quem sabe o fim do Google Reader não seja ótimo para que as opções de quem gosta de RSS aumentem e melhorem? Estamos contando com isso.

É sempre bom lembrar que você pode continuar acompanhando as notícias do Blog do iPhone através do RSS, pelo Twitter e pelo Facebook, ou se inscrever para receber por email um resumo da semana das novidades que aparecem aqui. :)

Botão Voltar ao topo