Notícias

Apple parece ter dificuldades em encontrar os funcionários certos para a Apple Store do Rio

Empregos na Apple Store

Daqui duas semanas completam 5 meses que a Apple abriu pela primeira vez vagas de emprego para funcionários de sua nova loja no Rio de Janeiro, a primeira da América Latina. Mas até hoje, a empresa ainda não conseguiu completar seu quadro de funcionários e a data de inauguração continua sendo uma incógnita.

Semanas passam e as vagas continuam abertas, com o velho truque de mudar a data de publicação automaticamente para o dia em que estamos, fazendo parecer que “foi publicado hoje“. Mas quem conhece a Apple há algum tempo sabe que ela sempre fez isso.

Data de postagem da vaga muda automaticamente
A data de postagem da vaga muda automaticamente

A empresa se recusa a comentar sobre seu processo de seleção, mas sabemos que em outros países ele é bem rigoroso, e alguns dizem que é mais difícil ser funcionário de uma Apple Store do que entrar em Harvard, uma das mais bem conceituadas e rígidas universidades do mundo. E se para uma loja de Nova York a Apple recebeu 10.000 currículos e aprovou apenas 200 (uma taxa de 2%), o que dirá no Brasil, em que vários candidatos provavelmente não falam um bom inglês e muitos deles nunca tocaram em um produto da Apple na vida?

Mas aí você argumenta: poxa, não é tão difícil assim achar brasileiros qualificados que sejam criativos, falem um bom inglês e conheçam tudo do mundo Apple. Você provavelmente é assim, não? Mas por quanto aceitaria trabalhar 6 dias por semana na loja, mais horas extras? A Apple paga para um Genius (que é alguém que deve saber muito de Apple e da parte técnica dos produtos) o salário de R$4.674,20, horário integral incluindo sábados e feriados. Além disso ainda são pagas horas extras e benefícios. Um valor que nem todos os técnicos qualificados bilíngues estão dispostos a aceitar.

E o salário pode nem ser o problema. Quem trabalha com varejo hoje no Brasil sabe a dificuldade em se encontrar bons profissionais no mercado. Se você tem uma loja, tente encontrar um bom vendedor disponível para contratar: você provavelmente passará meses procurando um e talvez não encontre aquele que você sonhou. Se para o varejo comum está assim, imagine para o processo super rigoroso da Apple, em que ela busca vendedores e profissionais quase perfeitos. É quase uma utopia.

Portanto, o fato de ninguém saber quando a loja da Apple no Rio será inaugurada é porque nem mesmo ela sabe, pois nem finalizou ainda seu processo de seleção. Pode ser mês que vem ou daqui 3 meses, quem sabe?

Se seu sonho é trabalhar na Apple e você mora na região do Rio, pode se candidatar através deste link.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Botão Voltar ao topo