2012ARQUIVONotícias

Site responsável por pirataria de aplicativos no iPhone fecha suas portas

O maior site de pirataria de aplicativos para iPhone e iPad, o Hackulo.us, anunciou o fim de suas atividades neste final de semana. O grupo era responsável pelo aplicativo Installous e o método AppSync, que tornava possível a instalação de arquivos baixados pela internet, sem passar pela App Store. Com isso, o método mais popular de roubar aplicativos pagos chega ao fim, significando um duro golpe aos piratas.

Agora, bastará a Apple liberar uma atualização do iOS em que o AppSync não seja mais compatível e adeus pirataria. Todos os que antes roubavam aplicativos terão que pagar “caríssimos $0,99” por jogos e apps que antes usavam de graça.

A notícia é ótima para toda a comunidade de desenvolvedores e, acima de tudo, para a saúde da App Store e todos os seus usuários. Sem pirataria, é maior o incentivo a se criar coisas boas e novas para iPhone e iPad, mantendo o ecossistema da loja da Apple. Ninguém trabalha de graça e é péssimo você ver uma criação sua, que levou semanas para ficar pronta, ser surrupiada por adolescentes sem personalidade formada que acham que tudo o que está na internet é de graça.

O Blog do iPhone sempre foi contra a pirataria de aplicativos e agora comemora muito a notícia. Todos só temos a ganhar em um sistema onde os desenvolvedores são pagos pelo que criam. Além disso, a própria imagem do jailbreak não ficará mais manchada, servindo para sua função original de ampliar funcionalidades no iPhone sem ferir nenhuma lei.

Já vai tarde, Hackulous.

Botão Voltar ao topo