2012AplicativosARQUIVONotícias

Brecha no sistema da App Store permite golpes com aplicativos falsos

Neste final de semana, um aplicativo falso esteve em 3º lugar na lista brasileira dos mais vendidos na App Store. Com o nome de Mortal Kombat (um popular jogo de videogame dos anos 90), o aplicativo não é o que promete na descrição da loja.

Custando $0,99, o pretenso jogo mostra screenshots com alusão ao jogo real, mas após comprado, o consumidor acaba percebendo que é apenas um jogo de chaves bobo. A intensão do desenvolvedor é claramente roubar usuários menos atentos.

O nome do desenvolvedor é oriental (Anh Nguyen Thi Ngoc), o que está se tornando típico neste tipo de enganação. Ele aproveita o fato do jogo Mortal Combat autêntico (licenciado e disponibilizado pela EA Games) não estar disponível no Brasil, por causa da classificação indicativa para títulos mais violentos. Com isso, usuários menos atentos acabam comprando no impulso quando descobrem que ele estaria já disponível.

Mas como a Apple deixa passar este gênero de aplicativo que rouba os usuários?
Simples, ela não deixa. O que acontece é que alguns salafrários descobriram uma brecha na App Store que permite o golpe.

Neste caso aqui, o aplicativo enviado para aprovação não foi o “Mortal Kombat” e sim um jogo qualquer, simples e bobo, com outro nome e imagens. Depois de aprovado pela Apple, é possível alterar o título e as imagens do aplicativo para o que quiser, e isso é aproveitado por desenvolvedores inescrupulosos para roubar os clientes.

O que a Apple precisa fazer é mudar urgentemente o sistema de edição nas informações do app, não permitindo mais que se possa mudá-las tão facilmente. É claro que isso prejudica diretamente os desenvolvedores honestos e autênticos, mas infelizmente é preciso que este tipo de golpe chegue ao fim, para não prejudicar ainda mais usuários e denegrir a credibilidade da loja.

No Google Play (loja de aplicativos para Android), este tipo de enganação também acontece. Ontem mesmo se descobriu que um falso desenvolvedor se passava pela “Apple Inc” para vender versões para Android dos aplicativos iPhoto, Numbers, Garageband e outros. Felizmente o Google já tirou todos do ar.

Se você foi enganado e comprou este ou qualquer outro aplicativo falso, você tem direito de pedir o reembolso do seu dinheiro. Siga nosso tutorial para saber como fazer.

A Apple precisa tomar uma providência urgente contra este tipo de golpe. Torçamos para que isso aconteça logo.

Dica do Crhistian Pinto

Botão Voltar ao topo