2012AppleARQUIVONotícias

Scott Forstall, o responsável pelo iOS, deixará a Apple no ano que vem

A Apple surpreendeu a todos nesta segunda-feira ao anunciar que seu vice-presidente de Software, encarregado pelo sistema do iPhone e iPad (iOS), Scott Forstall, deixará a empresa no próximo outono (primavera no hemisfério norte).

Forstall era o diretor mais simpático e carismático nas apresentações dos produtos, sendo o que mais se aproxima do estilo de comunicação de Steve Jobs quando está no palco.

No ano passado, ele chegou a ser apontado por alguns como possível sucessor do então CEO da Apple.

Coincidência ou não, este anúncio vem justamente em um momento que a Apple é muito criticada pelos diversos problemas com o iOS 6, principalmente com os novos Mapas.

Forstall é o responsável direto pelo sistema e é quem responde quando alguma coisa não vai bem.

Sua função será assumida por três pessoas: Jony Ive se ocupará da parte de Interface Gráfica do sistema.

Eddy Cue cuidará do Siri e dos Mapas, unindo-os no grupo que hoje toma conta de todos os serviços online da empresa (iTunes Store, App Store, iBookstore e iCloud).

E Craig Federighi, que já toma conta do Mac OS, ficará responsável também pelo iOS, reforçando a tendência de unificação das duas plataformas.

A decisão é importante, pois Forstall faz parte da história do iOS.

Ele entrou na Apple em 1997, quando Jobs voltou e procurou bons profissionais para ajudá-lo a reerguer a companhia.

Ainda não se sabe a razão para ele sair da empresa, mas que é algo preocupante, isto é, principalmente em um momento em que a companhia anda tomando decisões diferentes do que sempre tomou (como lançar 3 iPads diferentes no mesmo ano). Que rumo tomará o iOS agora?

Atualização: Os Mapas do iOS 6 fizeram o pai do iOS perder o emprego

via BGR

Botão Voltar ao topo