2012ARQUIVONotícias

Os mapas da Apple consomem cerca de 80% menos de banda internet do que os do Google

Atenção: este artigo não irá dizer que os mapas da Apple não possuem falhas e que são atualmente a substituição perfeita para o Google Maps. Nem vai defender a Apple por ter eliminado os mapas anteriores para colocar o dela. Todos sabemos da polêmica que os novos mapas estão causando e suas consequências, boas para poucos e ruins para muitos. A intenção aqui é apenas mostrar que há melhorias significativas nos novos mapas que, no futuro, farão dele um dos melhores do mercado mobile.

Em testes de conexão, é possível constatar que os novos mapas da Apple consomem muito menos internet que os antigos do Google. Isso, para um dispositivo móvel que geralmente usa muito a conexão 3G (que no Brasil nem sempre é boa), é uma vantagem matadora.

A explicação para isto é simples: os mapas da Apple são feitos em desenho vetorial (ou seja, são códigos que desenham os mapas e não imagens bitmap, mais pesadas), o que permite o carregamento muito mais rápido. Além disso, não é preciso recarregar a imagem a cada zoom feito no mapa, como era com o Google Maps (e conforme vimos aqui). Isto faz com que seja necessário muito menos conexões de internet para visualizá-los.

Os testes foram realizados pela empresa Onavo, que possui um aplicativo que mede o tráfego 3G no iPhone.

Nossos especialistas realizaram uma série de atividades idênticas no Google Maps e nos Mapas da Apple, que incluiu busca de várias cidades dos EUA, endereços e aeroportos e zoom para visualizar lugares específicos. No Google Maps, a média de dados carregados a partir da rede celular para cada etapa foi de 1.3MB. Os Mapas da Apple ficaram em 271KB – que é cerca de 80% menos. Em algumas ações, como o zoom para ver um determinado cruzamento, a vantagem da eficiência dos mapas da Apple chega perto de 7x.

Em dispositivos móveis, duas funções são matadoras em qualquer aplicativo: consumo de bateria e de tráfego de dados. E nisso os novos mapas da Apple ganham de longe dos que estavam antes. O Google só implementou estas melhorias no sistema Android e deixou, propositadamente, seus mapas piores no iOS. Como dissemos aqui, continuar com os mapas antigos estava sendo prejudicial para nós, usuários. Claro que esta transição está sendo traumática, mas esta é outra discussão.

via Gizmodo

Botão Voltar ao topo