A pista é vaga e não dá certeza de nada, mas o fato é que, junto com os documentos e fotos divulgados pela Anatel nesta segunda, há também o manual de instruções do aparelho traduzido para a nossa língua. E nele, uma mudança interessante: as instruções para o assistente vocal Siri estão já em português.

O Siri foi implementado no iOS 5 e até a data de publicação deste artigo, não possui suporte para o português. Justamente por isso, os manuais do iOS sempre falaram da função, mas com comandos em inglês. Afinal, para quem fala outra língua, é possível usar a função.

Mas isso parece que irá mudar quando o iPhone 5 for lançado no país, pelo menos no manual. O futuro PDF (ainda não liberado oficialmente) mostrará frases do Siri em português.

Seria muito estranho o manual ensinar as frases em português se o Siri não as entendesse, não é mesmo?

Outra função que poderá vir com o suporte é o Ditado, em que o usuário pode falar o conteúdo de uma mensagem ou email, e o sistema transforma em texto escrito. No futuro manual, foi retirada a nota que alertava que a função não estava disponível em todos os idiomas.

Os indícios são bastante fortes e dão a entender que a Apple deverá lançar um iOS 6.1 até o lançamento do iPhone 5 no Brasil, com suporte da língua portuguesa na função Siri. Em Agosto, a Apple implementou as buscas por locais pelo assistente em território brasileiro, coisa que antes não era possível.

Claro, nada disso dá certeza de que teremos em breve o Siri, mas até agora é a pista mais forte que a Apple já nos deu.

Dica do Maurinho, via MacRumors