2012ARQUIVO

[Manual BDI] Saiba como baixar um livro na iBookstore

Finalmente temos nossa própria iBookstore no Brasil, com centenas de livros em português e já no formato compatível com nossos iPads, iPhones e iPods. Mas talvez nem todos saibam como ela funciona e, principalmente, como é possível ter acesso ao acervo de livros.

Neste tutorial, explicaremos todos os detalhes de como baixar livros e lê-los confortavelmente no seu aparelho.

♦ O que é a iBookstore?

A loja virtual de livros eletrônicos da Apple foi inaugurada no dia 3 de abril de 2010, no mesmo dia de lançamento do primeiro iPad (é, faz tempo) e até então não funcionava completamente no Brasil. Em nossa loja, tínhamos apenas algumas dezenas de livros de domínio público, muitas vezes mal formatados para o formato ePub.

O formato ePub é um padrão para a distribuição de livros digitais. Ele tem, como característica, adequar o formato do texto de acordo com o tamanho da tela, e por isso é possível ler o texto sem dificuldades tanto no iPad quanto no iPhone.

A abertura de uma loja no país não dependia apenas da Apple, mas também das editoras nacionais. Afinal, não dá para abrir uma livraria se não tiver livros para vender. E para fazer sucesso, seria preciso disponibilizar também os best sellers mais conhecidos. A briga foi longa, pois as editoras nacionais ainda tem muita resistência em relação ao formato digital, por causa do medo da pirataria. Livros que caem na internet para serem disponibilizados de graça são um verdadeiro pesadelo para quem trabalha na área.

Foi difícil para a Apple convencer de que as obras disponibilizadas na iBookstore são travadas com DRM (proteção contra cópias) e só podem ser lidas em iPhones, iPods e iPads que contenham a conta de quem comprou, dificultando muito a cópia.

Outra dificuldade enfrentada pela Apple foi a venda dos livros em dólar, o que dificulta a popularização em um país que trabalha mais com cartões de débito (que só aceitam reais). Ela tentou nacionalizar suas loja, mas os impostos e a burocracia dificultaram a missão, e pelo que parece o projeto foi adiado.

Depois de mais de dois anos e 7 meses de sua estreia, finalmente a iBookstore abre no país, permitindo que usuários de iOS tenham acesso à livros já no formato ideal para ler em seus dispositivos.

♦ Como acessar a iBookstore

Para ter acesso à iBookstore, é preciso primeiro instalar o aplicativo de leitura de livros do iOS, o iBooks. Ele é gratuito e pode ser baixado através deste link.

Depois de instalado, basta tocar no botão LOJA e você verá a sua estante de livros girar, mostrando a loja.

Para voltar à sua estante de livros, toque no botão Biblioteca.

Você também pode ter acesso à iBookstore pelo programa iTunes no Mac ou Windows. Mas neste caso, só poderá comprar e baixar livros, sem poder lê-los no computador.

♦ Conta na iTunes Store

Para baixar um livro, você precisa ter uma conta brasileira da iTunes Store, a mesma usada para baixar aplicativos no seu iPhone ou iPad. Se você estiver conectado em uma conta de outro país, não será possível visualizar a loja brasileira com as opções de livros em português, apesar de alguns deles estarem disponíveis também em outros países.

Se você ainda não tem uma conta brasileira, aprenda como criar uma aqui.

♦ Como baixar uma amostra gratuita de qualquer livro

A iBookstore permite que você baixe uma amostra gratuita do livro antes de comprar. Esta amostra pode ser um capítulo ou as primeiras folhas, dependendo do que o editor liberou. Alguns só possuem o prefácio e nada mais.

A opção é ótima para você visualizar como está o livro e ter decidir antes de comprar. Você pode baixar amostras de quantos livros quiser e apagá-las se não gostar. No final dela, a última página possui um link para você comprar, se quiser.

Para baixar uma amostra, abra a ficha do livro que você deseja e toque no botão Amostra. Uma etiqueta vermelha identificará o livro em sua estante.

♦ Em que dispositivos é possível ler os livros da iBookstore?

Os livros baixados da loja da Apple possuem DRM e só podem ser abertos em aparelhos que rodem iOS. Não são compatíveis com outros dispositivos (Android ou eReaders) e nem podem ser lidos no computador. A solução é mesmo apenas para quem possui iPad, iPhone ou iPod touch.

♦ Há livros gratuitos na loja ou apenas pagos?

Há sim alguns livros gratuitos na loja, mas é preciso garimpar para encontrá-los. Como exemplo, podemos citar alguns:

Marketing de Gente – Mário Persona
❖ Direito Autoral na Sociedade Digital – Alexandre Pires Vieira
❖ Sr. Psicólogo, Diga-me como Ser Feliz – Stélio Inácio
❖ Yellow Submarine – The Beatles
A Constituição e o Supremo – STF
Obras Completas de Machado de Assis – Volume I – Romances

Botão Voltar ao topo