2012ARQUIVOCuriosidades

Usuários dos mapas do Google poderão perder funções ao atualizar para o iOS 6

Se você é um usuário que usa diariamente os mapas do Google no seu iPhone, iPod ou iPad e precisa muito deles, pense bem antes de atualizar para o iOS 6. A Apple adotou um sistema de mapas próprio neste novo sistema, que em muitos pontos é até melhor que o do Google, mas infelizmente, como prevíamos, nem todas as funções ainda estão disponíveis no Brasil.

O aplicativo nativo dos Mapas sempre foi uma mão na roda, pois com poucos toques você podia traçar um trajeto de onde você está até onde queria ir e ainda obter informações de tráfego e transportes públicos (em algumas cidades). Mas muitas destas funções não estão ainda funcionando nos novos mapas, e podem demorar bastante para serem implementadas.

A Apple ainda não informa itinerários de transportes públicos, que facilita a vida de muitos que vivem em cidades cobertas pelo serviço. Se você usa muito este recurso, não os terá nos novos mapas do iOS.

Quem gosta de ver a situação do trânsito nas grandes cidades pelo aplicativo Mapas, também não terá mais este recurso ao atualizar para o iOS 6. Obviamente, nem mesmo o Street View estará mais disponível.

Se serve de consolo, muitas destas funções poderão ser acessadas ainda pela página web do Google, pelo Safari (maps.google.com.br), mas claro que a praticidade não é a mesma.

Os novos mapas da Apple cobrem grande parte do Brasil e até cidades que o Google não cobre e já é possível traçar rotas de um ponto a outro (mas sem a assistência vocal curva-a-curva). Porém as outras funções ainda não estão disponíveis no Brasil.

Com estas informações, cabe a cada um decidir se precisa tanto assim das funções dos mapas do Google em um aplicativo dedicado ou se pode viver com a versão web e aproveitar as novidades do iOS 6.

Em breve, o Google deverá liberar um aplicativo de mapas na App Store.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Botão Voltar ao topo