2012ARQUIVOCuriosidades

[aperitivo iOS 6] Acesso Guiado permite crianças usarem o iPad sem interrupções

Quem já emprestou o iPad para crianças muito pequenas, sabe que se não ficar de olho, elas acabam apertando botões que fazem sair do que elas estão fazendo e até mesmo fechar o aplicativo. Culpa da curiosidade normal (e saudável) desta faixa etária. A coisa fica pior quando certos aplicativos infantis mostram banners publicitários ou botões de compras extras.

Felizmente a Apple está pensando uma solução para isso, permitindo que se desabilite partes da tela para que a experiência dos pequenos não seja interrompida. A função se chamará Acesso Guiado.

No iOS 6, o Acesso Guiado fará parte das funções de acessibilidade, pensada primeiramente para crianças autistas, mas na verdade trará utilidade para os mais variados usos.

Depois de habilitado, o Acesso Guiado poderá ser ativado em qualquer aplicativo do iPhone, iPod ou iPad, bastando para isso apertar três vezes o botão Início. A tela reduz e as funções aparecem, para serem configuradas. Você pode determinar com o dedo as áreas que não serão sensíveis ao toque, assim a criança pode tocar a vontade e nada acontece. Os botões físicos do aparelho também passam a não funcionar mais, e com isso, mesmo que a criança aperte no botão de Início, o aplicativo não será encerrado.

Para sair do modo “Single-App“, é preciso apertar 3 vezes o botão frontal do aparelho (não deixe a criança perceber isso), e então uma senha é solicitada. Só digitando-a corretamente é que o aparelho volta ao seu funcionamento normal.

Veja como é o desenho das áreas que você quer desabilitar:

YouTube video

A função é ideal também para casos em que se usa o iPad em “modo quiosque”, ou seja, para demonstrar um vídeo ou um aplicativo para acesso de várias pessoas, sem que elas saiam do que configuramos e nem tenham acesso ao resto do sistema. A própria Apple deu o exemplo de professores que usam o iPad para aplicar provas e testes; a função faz com que o usuário fique preso ao aplicativo, impedindo que o aluno saia e vá ao Safari procurar as respostas.

O Acesso Guiado, ao contrário de outras funcionalidades do novo sistema, é compatível com todos os aparelhos que suportarem o iOS 6 (veja a lista aqui), devendo ser disponibilizado para todos nas próximas semanas.

Para saber outras novidades sobre o iOS 6, confira nossa seção de aperitivos.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Botão Voltar ao topo