Esta quarta é o grande dia no qual esperamos por meses: a liberação da versão pública do iOS 6, para iPhones, iPods touch e iPads. Ela é totalmente gratuita e você só precisará conectar seu dispositivo no iTunes do computador para atualizá-lo, ou então fazer isso diretamente no aparelho, assim que ele ficar disponível.

Confira 5 coisas para fazer antes da atualização, para deixar seu aparelho preparado. :)

1. Atualizar o iTunes para a última versão

Na semana passada, a Apple liberou a versão 10.7 do programa iTunes, compatível com o iOS 6. É bom você já atualizá-lo para não ter problemas com o novo sistema.

2. Conferir se o seu dispositivo é compatível

Você tem certeza que seu aparelho é compatível? Confira a nossa lista completa de compatibilidade do novo sistema.

3. Fazer backup no iCloud e iTunes

Para apenas atualizar o sistema (sem restaurá-lo), você não perde nada que estiver no aparelho: músicas, fotos, contatos, mensagens, tudo fica intacto. Mas é sempre bom se precaver de imprevistos fazendo uma cópia de segurança (backup) de tudo o que está nele antes de fazer a atualização. Para isso, você conta com um tutorial completíssimo aqui mesmo no Blog:

▸➤ Tudo o que você precisa saber sobre o backup do iPhone e do iPad

4. Troque o DNS para melhor conexão com o servidor da Apple

No ano passado aconteceu de muitos usuários sofrerem com problemas de conexão com os servidores da Apple. E isso foi resolvido apenas mudando o DNS do provedor para um público, como OpenDNS. Aprenda como fazer em nosso tutorial:

▸➤ Mudando o DNS seu iPhone, iPod ou iPad

5. Baixe o aplicativo independente do YouTube

O iOS 6 não trará mais um aplicativo nativo para o YouTube, por isso, já é bom você já instalar no seu para quando for atualizar não ficar sem o serviço. Ele não tem ainda versão para iPad, mas pode ser usado no tablet em versão ampliada.

✸ Horário da atualização

Nós colocamos uma contagem regressiva na barra lateral do Blog para indicar o horário aproximado da liberação do iOS. Geralmente acontece por volta das 14h.

✸ Como fazer a atualização

Você tem duas maneiras de fazer a atualização. Uma é conectando o aparelho no iTunes; a outra é direto pelo aparelho. Confira abaixo os tutoriais para cada tipo de procedimento. Um deles foi feito ainda na época do iOS 4, mas ainda está valendo:

▸➤ Atualização do iOS pelo iTunes do computador

▸➤ Saiba como atualizar o iOS sem precisar se conectar ao computador

✸ Para quem usa jailbreak

Se você é daqueles que usa o jailbreak para piratear aplicativos de $0,99, seu aparelho explodirá. Mas se você é honesto e usa jailbreak apenas para destravar ótimas funções do sistema ou para desbloquear o aparelho, o melhor é não atualizar ainda para o iOS 6 enquanto os amigos hackers não liberam um novo método para o novo sistema.

Conteúdo original © Blog do iPhone