2012AplicativosARQUIVO

PhoneClean é um programa que promete liberar espaço no iPhone, iPod ou iPad

Usuários do mundo Windows são obrigados a se acostumar com alguns procedimentos necessários para o bom funcionamento do sistema, tanto que ao comprar um iPhone ou iPad, acabam mantendo os mesmos hábitos. É por isso, por exemplo, que de vez em quando algum leitor sempre nos pergunta “qual antivírus usar para o iPhone” ou “o que uso para desfragmentar os arquivos do aparelho“. Por causa disso, existe no mercado espaço para programas como o PhoneClean, que promete apagar arquivos inúteis no iOS e liberar mais espaço no aparelho.

A pedido de alguns leitores, o Blog do iPhone resolveu testá-lo.

Quando você apaga um aplicativo no iOS, o sistema trata de eliminar todos os dados relativos a ele, não deixando nenhuma sujeira; esta é uma vantagem do esquema de sandboxing do iOS (e que não existe no Android, por exemplo). Então, o que o PhoneClean apaga afinal? Sobram os arquivos temporários e os de cache.

Fizemos o teste para tirar a prova. Ao instalar o programa no computador (link), basta conectar o aparelho no cabo USB e rodar o PhoneClean. Na tela de abertura, ele diz quanto você tem de espaço livre no aparelho e disponibiliza um botão para fazer uma varredura no sistema em busca de arquivos desnecessários.

Ele então faz um levantamento, aplicativo por aplicativo, de quantos arquivos descartáveis se encontram no seu aparelho. No nosso Twitter, por exemplo, ele encontrou 1198 arquivos que poderiam ser eliminados, totalizando 33,37MB.

Depois de escanear todo o sistema, ele indica quanto de espaço você pode ganhar se permitir que ele ‘limpe’ o aparelho para você. Para fazer isso, basta clicar no botão Clean.

No nosso caso, conseguimos economizar 343,58MB, o que é bastante para alguns e pouco para outros.

Os aplicativos perderam seu cache, mas não suas configurações e nem o progresso de nenhum jogo. O programa só apagou arquivos temporários, muitas vezes usados justamente para fazer os aplicativos abrirem mais rápido depois do segundo uso.

Assim que você utilizar os aplicativos novamente, os mesmos arquivos voltarão a ocupar espaço no sistema.

Vale a pena usar o PhoneClean?
Vale. Em nossos testes, o ganho de megabytes não foi tão significativo a ponto de justificar o uso constante dele, mas há casos de usuários que conseguiram liberar mais de 1GB de espaço. Se você quiser testá-lo, ele é gratuito, funciona no Windows ou no Mac e pode ser baixado neste link.

Por via das dúvidas, não esqueça antes de fazer um backup do seu aparelho. ;)

Conteúdo original © Blog do iPhone

Botão Voltar ao topo