2012ARQUIVONotícias

Beta do iOS 6 já seria compatível com uma tela de iPhone mais comprida

Afinal, a Apple vai ou não lançar um iPhone mais comprido? A gente continua achando que não teria muito sentido, mas os boatos insistem em repetir e repetir que isso ainda é possível. Seja como for, mesmo que a Apple não lance realmente um aparelho de tela “espichada”, ela já está deixando seu sistema compatível com este tipo de mudança.

Quem descobriu isso foi o site 9to5mac, que alterou o simulador do iPhone (usado pelos desenvolvedores para criar aplicativos) para simular uma tela de 640 x 1136. De fato, fazendo isso é possível perceber que o sistema adapta automaticamente os aplicativos na tela, formando 5 fileiras (e não 4 como acontece atualmente). E o mais engraçado é que esta organização só ocorre no beta do iOS 6, porque se simular no sistema iOS 5.1, permanecem apenas 4 fileiras, com espaço maior entre elas. Confira:

Nenhuma distorção ou ícones fora de lugar, tudo é automaticamente adaptado à configuração da tela. E o engraçado é que isso não ocorre se aumentar ainda o tamanho do aparelho. Eles tentaram simular medidas maiores que 640×1136, mas o sistema não apresentou as 5 fileiras.

Isto, definitivamente, não é uma prova de que o próximo iPhone virá mais comprido, apenas que o sistema já estaria adaptado a telas de proporções diferentes que as atuais. A Apple trabalha com muitos protótipos secretos e provavelmente já testou um aparelho com estas novas dimensões. Mas são os testes que os engenheiros fizeram o que decidirá se isso ganharia o mercado ou não.

São fortes os indícios de que a Apple fará um evento especial no dia 12 de setembro para apresentar o novo iPhone. Mas nada ainda foi confirmado pela Apple.

Botão Voltar ao topo