2012ARQUIVONotícias

Apple retira o aplicativo nativo do YouTube no beta do iOS 6

Parece que a maior surpresa do novo beta do futuro iOS 6 é o desaparecimento do aplicativo nativo do YouTube. O app fazia parte do sistema do iPhone desde o primeiro modelo, lançado em 2007 e no início era uma das grandes vantagens do aparelho.

Ao que tudo indica, parece ser mais um passo para a “desgoogletização” do iOS, que iniciou com a adoção dos mapas próprios da Apple.

Claro que toda a versão beta não é a definitiva e pode apenas ser algo que será mudado até a versão final, a ser liberada para o grande público em setembro ou outubro deste ano.

O YouTube ainda poderá ser acessado no iOS através do navegador, no endereço m.youtube.com, e nada impede que o Google lance na App Store um aplicativo separado, como fez com todos os outros.

ATUALIZAÇÃO:

A Apple deu uma resposta oficial sobre o desaparecimento do aplicativo nativo do Youtube para o site The Verge:

Nossa licença para incluir o aplicativo do YouTube no iOS terminou. Os usuários poderão usar o YouTube no navegador Safari e o Google está trabalhando em um novo YouTube app para ficar disponível na App Store.

O Engadget também averiguou com algumas fontes que esta licença continua válida para sistemas anteriores, como o iOS 5. Ou seja, os aparelhos que não instalarem o iOS 6 poderão continuar usando o aplicativo nativo do YouTube. Porém, esta não é uma razão forte para não atualizarem.

Botão Voltar ao topo