2012ARQUIVOCuriosidades

Apple expande localização no assistente Siri para outros países, inclusive o Brasil

O assistente pessoal Siri (apresentado com o iPhone 4S e que irá também para o novo iPad com o iOS 6) tinha um sério limite: só trabalhava com localização dentro dos Estados Unidos. Até mesmo países que já contavam com o suporte para a sua língua, como França e Alemanha, não podiam obter do Siri informações que dependessem de localização, como “Qual a pizzaria mais perto” ou “Preciso abastecer o carro, onde vou?“.

Isto parece ter mudado nestes últimos dias, pois países como a Itália e até mesmo o Brasil já estão conseguindo fazer o Siri dar informações relativas à localização do usuário, no beta do iOS 6..

A explicação é muito simples. Desde o início, a Apple procurou desvincular o Siri dos mapas do Google. Por isso mesmo, todas as localizações de restaurantes, postos e cinemas eram feitas com a ajuda do Yelp, um serviço disponível apenas nos Estados Unidos. Mas com a crescente implementação que a Apple vem fazendo em seus novos Mapas no iOS 6, é natural que o assistente vocal se utilize da estrutura própria para determinar a localização.

Ainda não contaremos com o Siri em português neste ano, mas pelo menos as respostas do assistente em outras línguas já funcionam no Brasil. Em nossos testes, perguntamos em espanhol onde tinha postos de gasolina perto de nossa localização e a resposta foi imediata.

Ao dizer frases do tipo “Tenho fome“, o assistente já aponta uma lista de restaurantes perto de onde você está. Antes isso não era possível no Brasil.

Por exemplo, você pode dizer que “quer comprar sapatos“, e imediatamente o Siri lhe mostra opções de sapatarias de acordo com sua localização.

Você pode até mesmo procurar amigos com a voz:

É possível perguntar sobre filmes, mas ele apenas dá uma ficha de informações sobre ele, sem mostrar cinemas perto onde estão passando, como acontece nos Estados Unidos. Para este tipo de informação, é preciso um serviço que dê este tipo de apoio.

Mas é preciso tomar cuidado em como perguntar…

A tendência é que, conforme a Apple vá aprimorando os seus mapas, a integração com o Siri aumente cada vez mais em todas as regiões do mundo (e não só em alguns países). Aí só faltará a Apple incorporar o suporte à língua portuguesa, para desfrutarmos completamente desta maravilhosa função. :)

Dica do leitor Bruno Moura

Botão Voltar ao topo