2012ARQUIVORumores

Jornal digital ‘The Daily’ poderá ser descontinuado em novembro

Ele surgiu no ano passado prometendo ser a revolução na imprensa e mercado editorial. Com forte apoio da Apple, ele inaugurou o sistema de assinaturas automáticas e baratas no iPad que tinha a intenção de popularizar as edições digitais de jornais e revistas. Agora, rumores afirmam que o The Daily poderá deixar de ser produzido em novembro, após as eleições americanas.

A notícia foi iniciada pelo jornal New York Observer e não foi confirmada oficialmente. Apesar do sistema de assinaturas ser uma boa ideia (eu mesmo assino algumas internacionais por um preço muito bom), o projeto de fazer uma publicação rica em conteúdo todos os dias, custa muito dinheiro. A estimativa de perdas é de 30 milhões de dólares ao ano, e a assinatura semanal de $0,99 não ajuda muito a diminuir esta dívida.

Nenhuma decisão definitiva ainda foi tomada, mas a diretoria do jornal está estudando o caso. Se realmente acontecer, será uma perda para os usuários. Apesar da publicação ser limitada aos Estados Unidos e Reino Unido, ela inspirava outros a oferecer conteúdo rico e acessível aos usuários de iOS. Este falimento pode gerar incertezas nos produtores de conteúdo, limitando assim os projetos.

No Brasil, onde a imprensa reluta em disponibilizar revistas e jornais em formato compatível com a Banca do iOS (Newsstand), esta é uma má notícia.

Botão Voltar ao topo