2012ARQUIVOCuriosidades

WWDC: O que esperar do futuro iOS 6

Nesta segunda, todos nós saberemos algumas novidades do futuro iOS 6, que deve ser lançado entre setembro e outubro deste ano. Mas o que esperar dele?

O iOS já é muito bom, mas muita coisa pode ser ainda melhorada. Confira a lista do que nós gostaríamos de ver na segunda.

Novos Mapas

Há tempos a Apple mostra sinais de estar interessada em lançar seu próprio sistema de mapas, para substituir o serviço do Google em seus dispositivos. Ela até comprou outras empresas especializadas no assunto (leia mais aqui) e já adotou o OpenStreetMaps no iPhoto para iOS.

Em um anúncio de emprego em 2009, a empresa procurou um profissional com o seguinte texto:

Queremos elevar o [aplicativo] Mapas a um nível mais alto, repensando o modo como os usuários o usam e mudando a maneira das pessoas encontrarem as coisas. Queremos que isso seja da forma mais descomplicada, interativa e agradável possível. E isso é só o começo.

A Apple já retirou a referência aos mapas do Google em seu site. Seria um sinal?

Novidades no iCloud

O serviço de armazenamento na nuvem da Apple também deve receber algumas novidades, a maioria delas ainda não reveladas. Uma página beta do iCloud mostrou em maio que será possível acessar as Notas e os Lembretes diretamente na página web do serviço, não limitando apenas aos dispositivos iOS.

Função ‘Não Perturbe’ nas notificações

No Mountain Lion (novo sistema operacional do Mac), a Apple está implementando várias características do iOS no computador, como Lembretes, Notas e Notificações. Uma das novidades (que devem vir também na versão para iPhone e iPad) seria a função ‘Não Perturbe‘, que desligaria temporariamente qualquer aviso de notificações durante a noite, para não atrapalhar em horários inoportunos.

O beta do Mountain Lion ainda não prevê o ajuste de um horário automático para isso, mas acredita-se que será possível dizer ao sistema o horário que não quer ser perturbado e ele automaticamente desativa as notificações naquele período de tempo. Muito útil.

Mudança no aplicativo Música do iPad

Diversos usuários de iPad já nos reclamaram e damos toda a razão para eles: o aplicativo Música sofreu uma regressão no iOS 5. Botões confusos, nada intuitivos e a impossibilidade de ver as letras de músicas. O próprio Tim Cook reconheceu que precisavam melhorar isso, em resposta ao nosso leitor David Siqueira.


Qual dos dois representa a função ligada?

Espera-se que Tim Cook cumpra a promessa que fez para nós e mude o aplicativo Música no iPad, que merece um carinho todo especial. Temos esperança que já teremos novidades neste iOS 6.

Nova interface gráfica

Há 5 anos que a interface gráfica do iOS é praticamente a mesma e muitos já pedem alguma mudança. Até nós já fizemos isso em 2010, antes do iOS 4. Será que desta vez a Apple finalmente nos trará novidades na cara do iOS?

Atalhos para os Ajustes do sistema

Esse nenhum rumor sugeriu a adoção, mas ficaríamos muito contentes de ver uma solução própria da Apple que colocasse na tela dos aplicativos um atalho fácil para as funções dos Ajustes do sistema, como ligar/desligar o Wi-Fi ou ativar o Bluetooth.

No ano passado, um desenvolvedor até descobriu como fazer uma gambiarra e permitir a criação de atalhos, usando links do Safari (nós até propusemos nossa solução facilitadora aqui), mas a Apple logo acabou com a festa. Por que não permitir este tipo de benefício para seus usuários? Seria uma razão a menos para muitos fazerem o jailbreak.

Integração do Facebook

Muitos rumores consideram como certa uma maior integração do iOS com o Facebook (como acontece hoje com o Twitter), mas se formos analisar, a Apple não tem razões para fazer isso. O Facebook é um potencial concorrente e estão até dizendo que ele pretende lançar um celular só dele. Ajudar o crescimento de um futuro inimigo pode ser perigoso para os negócios da Apple. Além disso, o feice nunca se preocupou em fazer um aplicativo decente para iPhone. O atual é cheio de bugs e defeitos, com muitas reclamações dos usuários.

Além disso, eles lançaram um aplicativo que pretende substituir a Câmera do iOS (Facebook Câmera, disponível somente nos EUA), além de futuramente lançar um navegador web (para tentar substituir o Safari). O Facebook parece querer invadir o iOS com o intuito de dominá-lo, não de colaborar com ele. Será que a Apple daria ainda mais força para isso?

Siri em mais línguas

Sim! Queremos o Siri em Português! A Apple prometeu ampliar este ano os idiomas suportados pelo assistente vocal Siri (incluindo chinês, coreano, italiano e espanhol castelhano) e nossa esperança é que finalmente possamos conversar com nosso iPhone.

Nada ainda nos indica que teremos ele, mas fiquemos na torcida.

iPhone 3GS deve ficar de fora

Infelizmente, para o grande número de brasileiros que ainda possui o bom e velho iPhone 3GS, uma notícia ruim: o novo iOS não deverá ser mais compatível com o modelo lançado em 2009 (já 3 anos), nem com o iPod touch de 3ª geração. Se o iOS 6 for compatível com o iPhone 4 (e tudo indica que será), ele também irá funcionar sem problemas no iPad de primeira geração. Ou seja, todos os aparelhos lançados depois de 2010 deverão receber o novo sistema.

Quando o iOS 6 deverá estar disponível para o público?

Se você espera que todas as novidades já estejam disponíveis nesta segunda para instalar no seu aparelho, não se empolgue muito. Nesta semana, apenas os desenvolvedores cadastrados terão direito a uma versão prévia do sistema (beta), para testá-lo e arrumar os bugs que por ventura existam. Lançamento mesmo só na primavera (a partir de setembro), quando todos poderão instalá-lo gratuitamente.

Como sempre faz, o Blog do iPhone tentará ter acesso a uma cópia com as novidades, para apresentar em primeira mão ao público brasileiro. ;)

A cobertura completa da abertura da WWDC acontecerá nesta segunda, dia 11, a partir das 14h30 aqui no Blog. Não perca! :)

Conteúdo original © Blog do iPhone

Botão Voltar ao topo