2012ARQUIVONotícias

Para evitar confusão de nomes, Apple muda a denominação 4G do novo iPad

Você está confuso porque a Apple começou a vender o novo iPad 4G no Brasil, mas não sabe se ele vai funcionar aqui pelo fato de não termos ainda esta rede? Pois é, é meio complicado mesmo. O novo iPad com entrada para chip de operadora funciona da mesma maneira que sempre funcionaram os modelos 3G do iPad, mas essa denominação “4G” confunde muita gente.

Para evitar isso (e também se livrar de possíveis desentendimentos jurídicos), a Apple está deixando de chamar o iPad de “WiFi + 4G“, preferindo a expressão “WiFi + Celular“.

A mudança ainda não foi adotada em todos os países, mas a tendência é que até o Brasil ganhe esta denominação.

Mas será que não é pior assim?
Já estou vendo dezenas de usuários nos perguntando se “o iPad agora fará ligações de celular“, o que é totalmente compreensível (visto que alguns tablets com Android usam o sistema de smartphones e por isso são capazes de realizar ligações). O nome “celular” no Brasil é fortemente associado à telefonia de voz, o que nada tem a ver com o novo iPad.

Desde o iPhone 4S que a Apple está com problemas em escolher bons nomes, e talvez o responsável disso seja o gosto de Tim Cook. Em 2009, quando ele estava no comando, o iPhone ganhou o estranho nome de “3G S“, que na época todo mundo estranhou. Quando Steve Jobs voltou de licença algumas semanas depois, o nome foi ligeiramente alterado para “iPhone 3GS” (que é um pouquinho melhor). A história se repetiu quando Steve Jobs saiu da empresa em 2011 e, por coincidência ou não, o nome iPhone 4S foi adotado logo depois.

Péssimos nomes para ótimos aparelhos.

via MacStories

Botão Voltar ao topo