2012AplicativosApp StoreARQUIVO

Crie e edite seu site direto no iPad, com Diet Coda

Quem trabalha com webdesign ainda depende de um computador sempre perto para gerenciar seus sites. Por mais que os dispositivos móveis hoje em dia sejam cheios de recursos, precisamos de várias ferramentas diferentes para conseguir editar e criar sites no iPad, e mesmo assim ainda faltam alguns recursos úteis em emergências. O Diet Coda tenta suprir grande parte destas necessidades.

O programa Coda, da Panic, já é bem conhecido no mundo Mac. Ele é um aglomerado de utilitários para a construção de sites, permitindo criar, editar e gerenciar direto no servidor todos os arquivos. Agora, a empresa resolveu lançar a mesma proposta em versão iPad.

O aplicativo ainda tem muito que evoluir, mas já apresenta desde seu nascimento alguns recursos interessantes. Ele permite se conectar aos servidor do seu site via FTP/SFTP e via terminal SSL, abrindo uma gama de possibilidades para profissionais da área.

O acesso FTP permite editar arquivos de texto, com interpretador de sintaxe de HTML, CSS, JS e PHP (mais formatos serão suportados no futuro). Você também pode memorizar clipes de códigos para usá-los quando precisar, o que é muito útil para quem tem que editar sits constantemente ou até mesmo criá-los de onde estiver.

A função de busca dentro de arquivos é muito boa, possibilitando substituir palavras facilmente.

Ele é capaz de oferecer muitas funções de um cliente FTP (como alterar permissões, por exemplo), mas peca no fato de não permitir baixar arquivos do servidor para o iPad, o que seria muito útil em casos de backups ocasionais. Mas acredito que isto seja adicionado com o tempo.

Ele possui incorporado o ótimo Prompt, aplicativo da Panic que permite acessar o servidor via SSL (terminal). Ruim para quem já possuía o aplicativo, mas prático para quem for adotar o Diet Coda como instrumento de edição, pois tudo fica em um só aplicativo.

Quem já é usuário do Coda 2 para Mac, também poderá usar o iPad como segundo monitor para pré-visualizar os sites que estiver editando.

Como dito no início deste artigo, ainda há muita coisa para melhorar no aplicativo (nós aqui continuamos tendo que usar um app FTP externo para baixar os backups do Blog), mas para “quebrar um galho” em emergências, o Diet Coda pode servir.

O aplicativo pode ser encontrado na App Store (link) pelo preço de $19,99. Mas para comemorar o lançamento, ele estará com 50% de desconto por 24h. Então corra para tentar garantir o preço de $9,99. ;)

Botão Voltar ao topo