2012ARQUIVODicas de iPhone e iPad

Dica: saiba o que significa a expressão “Limpando” nos aplicativos do iOS

Se você é usuário ativo do iPhone, iPod ou iPad e usa seu aparelho o máximo que pode, talvez já tenha se deparado com o ícone de algum aplicativo que, temporariamente, fica indisponível, com o título de “Limpando…”.

O que é isso?

Na verdade, este é um recurso do iOS 5 que existe desde outubro passado. Com a introdução do iCloud e seu serviço de backup na nuvem, tornou-se necessário otimizar o sistema para que ele não fique muito tempo se conectando na internet para gravar o que não é preciso.

Com isso, a Apple decidiu criar um lugarzinho para que os aplicativos gravem os arquivos temporários, para que eles não entrem no bolo do backup, não ocupando assim espaço na nuvem. Mas são só alguns tipos de aplicativos que usam isso, como o Facebook, Twitter, Instagram, Instapaper… enfim, geralmente os de redes sociais, que gravam alguns dados temporários no cache para rápido acesso.

Mas o que é o aviso de ‘Limpando‘? É a forma que a Apple arranjou para liberar espaço no seu aparelho. Quando o espaço interno estiver quase cheio, o sistema automaticamente começa a limpar os arquivos temporários destes aplicativos, para que você possa continuar o sistema sem problemas. Então, quando isso acontecer, quer dizer que você está com pouco espaço no aparelho, mas o sistema está tentando resolver isso limpando o que você não usa.

Se isso acontecer com você, não se preocupe. Não é defeito, é funcionalidade. ;)

Botão Voltar ao topo