2012ARQUIVONotícias

Categoria de Jogos na App Store Brasil será uma realidade

Ontem, a revista Veja publicou uma notícia curta dizendo que a Apple estaria se preparando para lançar a categoria Jogos na App Store brasileira ainda em abril. Classificamos como rumor, pois nenhum outro indício confirmava a informação.

Hoje pela manhã, o Blog do iPhone recebeu com exclusividade algumas informações garantindo que, desta vez, teremos sim a categoria Jogos no Brasil.

Nossa fonte afirma: a categoria Jogos será uma realidade, e para breve. A Apple, inclusive, já estaria tratando disso, ao enviar alguns executivos para o país. O Blog do iPhone entrou em contato com um representante do Ministério da Justiça que confirmou, indiretamente, que a Apple estaria realizando encontros com os responsáveis pela Classificação Indicativa no Brasil.

Como funciona a burocracia com o Ministério da Justiça

Todo o jogo eletrônico que for à venda no Brasil deve levar um selo de Classificação Indicativa, regulamentado pelo Ministério da Justiça. Esta classificação não é automática (como acontece com os programas de televisão), necessitando que o responsável pelo jogo envie requerimento ao Ministério. O caso é tratado em até 20 dias, sendo que ele pode ser liberado bem antes disso. Só depois disso é que o jogo pode ser publicado.

No caso da loja da Microsoft (citada aqui há alguns dias), é o próprio desenvolvedor quem deve correr atrás da sua certificação e depois só comunicar à loja quando conseguir. A Microsoft não mexe um dedo para ajudá-lo.

Mas como a Apple conseguirá publicar jogos na App Store brasileira?

A lei não muda, quem muda é a Apple. Ela cedeu às pressões do Governo e enviará os jogos que disponibilizar para aprovação no Ministério, como manda a legislação. Ainda não ficou claro quem enviará o jogo para a classificação prévia (a Apple ou os desenvolvedores), mas o que se percebe é que as atualizações de alguns games já aparecem em contas brasileiras.

Na imagem abaixo, feita agora a tarde, é possível ver algumas atualizações de jogos aparecendo em uma conta brasileira, coisa que antes não acontecia.

Apesar de estarem listados, eles não podem ser encontrados ainda na loja nacional. Não são todos os jogos que estão aparecendo, fazendo supor de que não são todos os títulos que foram aprovados (ou enviados para aprovação).

Se a Apple conseguir uma maneira de ela mesmo enviar os jogos para a classificação, será uma mão na roda para todos os desenvolvedores, principalmente os estrangeiros, que não entendem obrigatoriamente os trâmites legais para a publicação de jogos.

Resta-nos esperar as novidades que a Apple está preparando para nós nas próximas semanas. :)

Botão Voltar ao topo