2012ARQUIVOCuriosidades

Com a morte de Steve Jobs, não há mais ninguém para dizer “não” a um design ruim

A Apple está bem nas finanças agora, mas uma coisa podemos ter certeza: a longo prazo, ela perderá muitas das características geniais introduzidas por Steve Jobs enquanto vivo.

E esta perda pode já estar começando, com a nova interface da Apple TV.

No dia da apresentação do novo iPad, as atuais Apple TVs receberam uma atualização de sistema, mudando radicalmente a sua interface de navegação.

Agora, no lugar de menus horizontais, a tela mostra diversos ícones coloridos com cada uma das funções (como Youtube, Netflix, Música, etc), parecendo algo mais próximo de uma UI para telas multitoque do que para uma TV manipulada por controle remoto.

Segundo um ex-engenheiro da Apple, Michael Margolis, que fazia parte da equipe do box multimídia, a nova interface tinha sido reprovada 5 anos atrás por Steve Jobs. Hoje, sem ele, ela ganha espaço.

Curiosidade – a nova interface foi rejeitada 5 anos atrás, porque Steve Jobs não gostava dela. Agora não há ninguém para dizer “não” a um design ruim.

Será que a influência negativa da falta de Jobs na Apple começará bem antes do que imaginávamos?

ATUALIZAÇÃO:

O mesmo engenheiro fez um outro comentário se corrigindo, devido à repercussão que sua afirmação criou:

Correção: Eu estava dizendo para o @aral que a Apple TV não foi desenhada por [Johnny] Ive, ela foi projetada por um (talentoso) designer da equipe de aplicativos para o consumidor. Eu não estava querendo dizer que esta equipe só tinha um designer. A maior parte da interface da Apple TV permaneceu inalterada desde a Apple TV “Take 2” e eu acho que é uma prova do quanto ela era boa. Um grande projeto é atemporal.

A nova interface do usuário não foi surpresa para ninguém. Há um esforço claro na Apple para fazer tudo combinar com o ‘look and feel’ de seus populares produtos iOS – começando com o Lion e atualmente o Mountain Lion.

Para ser claro – ele [Steve Jobs] não gostou da interface original. Mas isso foi antes do iPhone ser popular e antes do iPad sequer existir.

Dado que o iPad tem muito mais sucesso, fazer a Apple TV se parecer mais com o iPad foi provavelmente uma jogada muito inteligente – mesmo se alguns dos usuários da interface antiga não gostem da nova.

A nova declaração faz bastante sentido e está de acordo com o que vários leitores comentaram aqui mesmo neste artigo.

Seja como for, eu continuo achando que esta nova interface tem mais sentido em uma tela multitoque. Seria um indício?

Via
TNW
Botão Voltar ao topo