2012ARQUIVONotícias

Austrália acusa Apple de fazer propaganda enganosa no novo iPad com rede 4G

Uma das novidades do novo iPad é a capacidade de se conectar à redes LTE 4G, que são muito mais rápidas que o nosso velho e conhecido 3G. Mas como já vimos aqui, atualmente esta compatibilidade só existe com redes nos Estados Unidos e Canadá, fazendo com que clientes situados fora destes países não possam usar esta vantagem.

O problema é que a propaganda da Apple não está fazendo esta diferenciação, dando a entender em outros países que o 4G funciona em todo o lugar, o que não é exatamente uma verdade. Na Austrália, alguns órgãos reguladores estão entrando na justiça contra a Maçã justamente por “propaganda enganosa”: a empresa anuncia que o iPad é compatível com a rede LTE, mas na Austrália não é.

No Brasil, parece que a Apple quer se precaver do problema. No início, a página da Apple falava da rede 4G, enfatizando ser uma rede ultrarrápida (imagem acima). Porém, ela rapidamente alterou a imagem, que atualmente não mostra mais o símbolo do 4G.

Ela agora dá a entender apenas que o iPad é compatível com as redes mais rápidas do mundo, o que é um benefício apenas para quem viaja muito com ele. Em letras pequenas no final da página, ela informa que a rede “4G não está disponível em todas as áreas e varia conforme a operadora. Consulte a sua operadora para obter mais detalhes“.

Este tipo de ação já foi feito no iPhone 4S, em que a Apple Brasil não cita a existência do Siri, ainda incompatível com o português.

O novo iPad possui dois modelos: o iPad Wi-Fi e o iPad Wi-Fi + 4G. Ambos funcionam perfeitamente no Brasil e o segundo, apesar de não termos ainda uma rede móvel 4G no país, é compatível com a nossa atual rede 3G, aceitando cartões micro-SIMs (chips) de todas as operadoras nacionais.

fonte Reuters

Botão Voltar ao topo