2012ARQUIVONotícias

Apple explica: é normal bateria do iOS marcar 100% um pouco antes da carga ficar completa

Uma das várias polêmicas sensacionalistas criadas com o lançamento do novo iPad foi a descoberta de um usuário fez ao recarregar seu tablet novinho.

Ele se deu conta de que a bateria continua carregando, mesmo quando chega na indicação de 100%.

Isso seria grave se a bateria continuasse a se carregar infinitamente, mas não é o que acontece segundo Michael Tchao, vice-presidente de Marketing de Produto.

Tchao deu uma entrevista ao site AllThingsD, onde explica que o problema, na verdade não é um problema (bordão clássico da Apple: “It’s not a bug, it’s a feature“).

E por mais que esse tipo de coisa costume fazer parte do Campo de Distorção da Realidade da companhia, a explicação tem uma lógica bem aceitável.

Ele explica que isso não acontece somente com o novo iPad, mas com todos os dispositivos iOS.

Quando a bateria chega à 100% de carga, o sistema interrompe automaticamente o fornecimento de energia, para não desperdiçar nada e nem causar problemas técnicos à mesma.

Mas depois de alguns minutos (ou horas) em standby, a tendência é a bateria começar a diminuir, voltando aos 99%, momento no qual o fornecimento de energia é retomado, para voltar aos 100%.

A Apple entende que para o usuário normal, ver sua bateria ir a 100%, voltar para 99% e depois para 100%, constantemente, pode causar certa confusão, dando a impressão que há algum problema no aparelho (quando na verdade isso é totalmente normal).

Por isso, a companhia optou por “mascarar” esta variação, fazendo o sistema indicar 100% antes da bateria estar totalmente carregada, o que faz com que não aconteça a variação do indicador.

Isso é algo normal para a Apple e trata-se de uma escolha estratégica. Não é nenhum problema de fábrica, portanto.

Agora alguns podem até julgar se esta decisão é certa ou não, mas preferimos destacar outro ponto desta polêmica: se isso já existia no iPad 2 (e outros aparelhos iOS), por que esta polêmica não surgiu antes? Se o fato é realmente relevante, por que os sites que hoje alardeiam o problema não se manifestaram antes?

Será que é porque falar mal dos produtos novos da Apple atrai muito mais leitores? Será que a intenção destes sites era realmente resolver um problema ou só se aproveitaram da polêmica?

As respostas, deixo a vocês nos comentários. :)

fonte AllThingsD

Botão Voltar ao topo