2012ARQUIVONotícias

Imprensa francesa se rende ao sucesso do Newsstand, a Banca de revistas do iOS

Ruim com a Apple, pior sem ela. Foi a conclusão a que chegou o Sindicato Francês de Revistas Impressas (SPM) depois de tentar manter por 5 meses um boicote generalizado ao formato compatível com a Banca, introduzida pela Apple no lançamento do iOS 5.

Desde setembro, as principais revistas francesas se recusaram a ceder ao novo formato, por achar abusivo as imposições da Apple de obrigar que se coloque uma forma de assinaturas sem precisar sair do aplicativo. A ideia é facilitar a vida do usuário, que assim tem acesso a uma maneira rápida e fácil de assinar conteúdo. Porém, com isso a Maçã acaba abocanhando 30% do valor das assinaturas, que deixam de ir para os bolsos dos editores.

Outro ponto de discórdia que gerou indignação no sindicato foi a escolha que o usuário tem de enviar ou não seus dados pessoais aos editores de revista. Com isso, eles perdem uma importante ferramenta de publicidade e contato direto com o consumidor, deixando de empurrar diversos SPAMs.

Isso fez com que muitos resolvessem permanecer no antigo formato (aquele que parece com um aplicativo normal de iPad, fazendo o download das edições dentro dele), continuando a gerenciar eles mesmo os próprios assinantes, mesmo privando-os de várias facilidades, como o download automático das revistas.

Mas todo este protesto não rendeu bons frutos aos editores. Enquanto diversos casos de sucesso demonstram a eficiência do formato de banca, as revistas que participavam do boicote viram suas vendas diminuírem por manter o antigo formato. Um dos que não aderiu ao boicote, o jornal Le Point, já teve 1.000 assinaturas complementares só com a passagem do formato Newsstand (Banca).

No Brasil, parece que os grandes editores ainda pensam pequeno e evitam passar para o novo formato. Eles preferem privar o leitor da facilidade da Banca do que perder o controle sobre eles.

Será que precisaremos fazer um boicote para mudar isso? ;)

fonte: Les Echos

Botão Voltar ao topo