2012ARQUIVONotícias

Guerra de patentes proíbe venda de iPhones 4 e 3GS na Alemanha. Tarde demais?

A guerra de patentes tem estado presente nos noticiários há mais de um ano. Não costumamos comentar nada aqui por considerarmos um assunto chato e aborrecido, que pouco interfere no consumidor brasileiro. Mas hoje aconteceu um fato no mínimo curioso, que vale registro: um juiz em Mannheim obrigou a Apple a tirar do mercado alemão aparelhos com a tecnologia 3G, como o iPhone 3GS, o iPhone 4 e todos os iPads modelo 3G. O iPhone 4S continua à venda, normalmente.

Quem venceu no tribunal foi a Motorola, que recentemente foi comprada pelo Google, que a usa para tentar convencer a malvada Apple a parar de fazer mimimi só porque eles copiam o sistema dela.

A ação foi movida baseada na alegação que a Apple infringe certas patentes relativas à tecnologia 3G. Mas a União Europeia está achando tudo isso muito estranho e já está investigando para ver se não está havendo abuso neste pedido. A Apple também entrou com ação para questionar a decisão.

Mas talvez tudo isso esteja chegando tarde demais para causar grandes prejuízos à Maçã. Por usar um sistema diferente de antena (a híbrida GSM/CDMA da Qualcomm), o iPhone 4S não é afetado pela decisão judicial, permanecendo à venda. Considerando que ele representa mais de 90% das vendas de iPhones (e o mercado alemão representa menos de 1% das vendas mundiais), o desaparecimento dos modelos 3GS e 4 só forçam o consumidor a decidir de vez pelo 4S.

Acredita-se que o futuro iPad também não correrá perigo de processo, pois deve trazer a mesma alteração nas antenas que o 4S.

Uma vitória tardia, que só serve para publicidade contra o iPhone? O que a Motorola (e o Google) REALMENTE esperam processando a Apple por uma tecnologia que eles nem sequer inventaram (mas compraram de outro)? Resposta nos próximos capítulos.

via Fortune

Botão Voltar ao topo