2012ARQUIVONotícias

Apple avisa aos desenvolvedores: não utilize serviços que alterem a classificação da App Store

A App Store é a maior loja de aplicativos do mundo, com milhares de títulos disponíveis.

Mas o sucesso tem um preço: não e nada fácil conseguir destaque no meio de tantas opções; se você é um desenvolvedor que está começando agora, terá um pouco de dificuldade em promover sua obra para que ela apareça.

A Apple mesmo faz uma classificação, para tentar ajudar: quanto mais baixado e mais bem avaliado, mais chances seu aplicativo tem de aparecer na lista dos Top 25.

Para ajudar no ranking, há meios honestos (como promovê-lo no Blog do iPhone, por exemplo) ou então maneiras menos ortodoxas, utilizando serviços de terceiros para “trapacear” a classificação da loja.

Alguns desenvolvedores vem utilizando artimanhas para forçar a subida na classificação, como scripts de computador que baixam automaticamente os aplicativos, inflando o número de downloads.

Isso prejudica o consumidor, que acaba confiando em uma classificação que não condiz com a realidade do mercado.

Ao baixar um aplicativo em destaque na App Store e depois percebendo que ele não é bom, o usuário passa a não confiar mais na seleção da Apple, anulando uma das mais importantes maneiras dos bons desenvolvedores promoverem seus apps.

Por isso, a Apple se manifestou, informando a todos os desenvolvedores que ela esta atenta a este tipo de artimanha. E avisou: quem usar de meios que forcem artificialmente uma subida na classificação, poderá perder a licença para publicar aplicativos na App Store.

Um site que faz este tipo de “trapaça” é o FreeMyApps, que premia usuários que baixam aplicativos anunciados por eles. Cada vez que se instala um app da lista, ganha-se pontos que, mais adiante, podem ser trocados por aplicativos pagos.

Com isso, apps acabam ganhando downloads forçados, aumentando assim o seu destaque na loja. Pode até ser bom para o usuário, mas é péssimo para a comunidade de desenvolvedores.

Botão Voltar ao topo