2012ARQUIVORumores

[rumor] Apple pode apresentar ferramenta para criação facilitada de e-Books na quinta

Faltam dois dias para o primeiro evento especial da Apple de 2012 (que você acompanha a cobertura completa aqui no Blog), em que ela anunciará algo relacionado à educação.

O Wall Street Journal (fonte confiável de notícias sobre a Apple) aposta na apresentação de livros otimizados para o iPad e novas maneiras de interagir com eles. Além disso, diz que a Maçã revelará uma parceria que está sendo construída desde junho com a McGraw-Hill, editora especializada em publicações educacionais e médicas. Outras editoras do tipo, como a Cengage Learning, também devem ser apresentadas na parceria.

Para apimentar ainda mais as expectativas, o site Ars Technica diz ter obtido informações de fontes próximas ao assunto, que afirmam que a Apple também apresentará uma nova ferramenta que facilitará muito a criação de livros digitais, popularizando ainda mais o formato. Seria quase um “GarageBand para e-Books“, fazendo relação ao aplicativo de criação musical da Apple.

Confesso que há tempos eu espero uma ferramenta do tipo. Nosso livro especial, o “Segredos do iOS 5” (que pode ser baixado de graça aqui), foi feito com o aplicativo Pages, da própria Apple. Ele facilita muito a criação de arquivos ePub (padrão para e-Books), mas ainda é muito limitado. Com uma nova ferramenta, a Apple poderia facilitar e muito a criação de livros já no novo formato ePub 3, que permite incluir interatividade aos livros digitais.

Uma ferramenta que facilite a criação de livros poderia inclusive aumentar consideravelmente a oferta de edições em português compatíveis com o iOS. Hoje, somos obrigados a fazer conversões dos livros comprados nas lojas nacionais.

Só nos resta agora esperar por quinta-feira para conhecermos as novidades que a Apple nos apresentará. O Blog do iPhone fará, como sempre, a cobertura completa em português.

Botão Voltar ao topo