2012ARQUIVONotícias

iPad e iPod touch podem receber o recurso ‘Ditado’ com reconhecimento de voz no iOS 5.1

O beta 3 do futuro iOS 5.1 liberado ontem para os desenvolvedores não trouxe novidades apenas para o iPhone 4S. No iPad e no iPod touch, um texto informativo deixa claro uma futura função de ditado (que hoje só existe com o iPhone 4S em línguas compatíveis com o Siri) em outros dispositivos.

O ditado é um recurso diferente do assistente Siri, apesar de andarem juntos. Ele permite ditar um texto com a voz e usá-lo em mensagens, emails e as mais variadas finalidades. Ele não interage com o usuário, como o Siri, fazendo apenas o que faz atualmente o aplicativo gratuito Dragon Dictation, disponível na App Store. No lugar de usar o teclado, um botão com um microfone ao lado da barra de espaço permite que você dite o texto.

E é exatamente o ditado que é citado nos Ajustes do beta 3 do iOS 5.1, na parte de escolha de teclados internacionais. Uma nota jurídica é especialmente dedicada à função, mesmo que ela ainda não esteja ativa no sistema.

Tocando no link, um texto deixa clara as condições de uso do recurso, explicando que a voz é enviada para um servidor da Apple e processada, para que possa ser transformada em texto escrito. Além disso, o conteúdo do aparelho também será registrado pelos servidores da Apple, como contatos da agenda e músicas. Você pode optar por desabilitar a função, caso não queira que estas informações sejam enviadas para os servidores.

O mesmo menu aparece no iPhone 4 (ainda não traduzido). Mas o mais intrigante disso tudo é que não há nada disso no iPhone 4S, que nunca teve e, pelo menos nesse beta, não apresenta nenhum link parecido, indicando que pode ser uma novidade não associada ao Siri.

Talvez a Apple esteja pensando em ampliar o recurso Ditado para outros aparelhos, o que seria mais fácil e rápido de implementar em outras línguas que o Siri, visto que a estrutura já está pronta pela Nuance. Aliás, isso tudo pode ter a ver com aqueles famosos testes de sotaques regionais feitos no Brasil no início do ano passado, que poderão finalmente ser úteis no sistema.

O ditado em todos os modelos seria um benefício a mais para os usuários, sem tirar a vantagem comercial do Siri para o iPhone 4S, que continuaria exclusivo para ele.

Agora é torcer para que o recurso chegue mesmo no iOS 5.1 (ainda sem data definida para lançamento público) e, principalmente, compatível com o português. :)

Botão Voltar ao topo