2012ARQUIVONotícias

10 gestos úteis do iOS que talvez você não conheça

Diferentes de celulares de outras marcas, que possuem vários botões para executar diversas tarefas, a Apple (como sempre) preferiu optar pela simplicidade do botão único, para facilitar a vida do usuário. Para isso, adotou alguns gestos na tela que cumprem algumas funções do sistema e economizam botões extras.

Porém, nem todos são tão intuitivos quando não se conhece, o que faz com que muitos usuários não saibam que eles existem. Veja agora uma lista de 10 gestos úteis do iOS que talvez você não conheça.

1- Apagar um ítem de uma lista

Nem todos sabem, mas é possível apagar o ítem de algumas listas do sistema (como músicas, notas, emails) simplesmente arrastando o dedo sobre ele da esquerda para a direita (ou vice-versa), até aparecer o botão vermelho de apagar. Assim, é muito mais fácil.

2- Zoom na Câmera Fotográfica

Antes, dar zoom na câmera fotográfica do iPhone era mais complicado. Agora, basta um simples movimento de pinça para aproximar a imagem que se quer fotografar.

3- Arrastar a lista lateral de email no iPad

Ao visualizar o aplicativo Mail com o iPad na vertical (de “pé”), a barra lateral com a lista de mensagens não aparece, precisando tocar no botão superior esquerdo para visualizá-la. Se você tem preguiça de levar o seu dedo até o topo da tela, há uma maneira mais fácil: arraste o dedo da esquerda para a direita na lateral da tela. A lista dos emails irá aparecer. :)

4- Esconder uma notificação

O mesmo gesto de apagar ítens em uma lista funciona nas notificações que aparecem no topo da tela e que ficam alguns segundos visíveis. Se você não quiser esperar ela desaparecer sozinha, arraste o dedo sobre ela para ela se esconder imediatamente.

5- Puxar a Central de Notificações

Tocando no relógio do topo da tela e puxando para baixo, aparece a Central de Notificações. Muitos que acompanharam o lançamento do iOS 5 já sabem disto, mas quem acabou de comprar seu iPhone pode ter deixado passar esta informação.

6- Abrir uma notificação direto da tela bloqueada

Com o iOS 5, as notificações aparecem diretamente na tela bloqueada. Você pode pular direto para elas, arrastando o ícone correspondente na própria notificação.

7- Puxar a lista de notificações na tela bloqueada

Quando você tem várias notificações já na tela bloqueada, as novas aparecem individualmente. Você pode visualizar as outras sem precisar desbloquear a tela, bastando puxar para baixo a “abinha” que aparece.

8- Trocar o campo de destinatário em um email

Ao escrever um email, você pode trocar o campo do destinatário (Cc:, Cco: ou Para:) apenas tocando no contato e arrastando para onde você quer. Fácil assim.

9- Volume na barra multitarefa

Talvez nem todos saibam, mas a barra multitarefa (aquela que pode ser acessada clicando o botão Início duas vezes rápidas) esconde mais coisas do que aparece. Se você arrastar o dedo nela da esquerda para a direita, verá um novo menu para controle do aplicativo Música e o volume do aparelho. As imagens abaixo são do iPhone/iPod, mas a dica serve para o iPad também.

10- Visualizar rapidamente o álbum de fotos no aplicativo Câmera

Quando você está tirando uma foto com o iPhone, pode acessar o álbum com as fotos já tiradas através do pequeno quadradinho no canto inferior esquerdo. Mas há uma maneira mais rápida para isso, bastando arrastar a tela da esquerda para a direita, “folhando” assim as fotos.

E você? Conhece outros gestos? :)

Conteúdo original © Blog do iPhone

Botão Voltar ao topo