2011ARQUIVONotícias

Prova de conceito: brasileiro consegue fazer funcionar o assistente Siri em português

Ultimamente, várias notícias têm povoado a web sobre alternativas de rodar a função Siri (que oficialmente é exclusiva do iPhone 4S) em outros aparelhos mais antigos. Mas nenhuma solução se mostrou ainda efetiva, visto que é preciso construir proxys especiais com a autentificação de um 4S existente. Como prova de conceito, é interessante, mas no uso prático diário, é algo que ainda não é realidade.

Mas sem dúvida, a mais excitante dessas tentativas para nós é a que o desenvolvedor carioca (e hacker nas horas vagas) Pedro Henrique Franceschi (o famoso pH) está fazendo: ele, por conta própria, está experimentando adaptar o Siri para funcionar com a língua portuguesa.

O pH já é bastante conhecido na comunidade iOS. Ele já desenvolveu diversos projetos, entre eles uma sugestão de multi-usuários no iPad, para dividir o mesmo aparelho com toda a família.

Claro, tudo ainda é prova de conceito (ou seja, uma experiência para provar que é possível) e a maioria dos usuários ainda não terá acesso à novidade. Mas já serve para mostrar (até mesmo para a Apple) que não é tão difícil adaptar o serviço para a nossa língua.

Pedro usou de engenharia reversa da API da Nuance, a empresa por trás do reconhecimento vocal do iOS e que já trabalha com a língua portuguesa no aplicativo Dragon Dictation. O processo, no entanto, não é nada simples: ele usa seu computador pessoal como proxy e “decodificador” dos comandos, reconhecendo a fala, transformando-a em texto, traduzindo para o inglês e enviando para o servidor do Siri. Depois disso, o processo se inverte para que a resposta fique em português, tudo isso com algoritmos matemáticos que ele mesmo criou. Ufa.

Confira o vídeo de sua experiência:

YouTube video

O teste é muito legal e promete dar o que falar. Se eu fosse o Tim Cook, contratava. :)

O Siri atualmente só funciona com os idiomas inglês, francês e alemão. Para 2012, a Apple prometeu expandir a função para outras línguas, sem detalhar se o português estará entre elas.

Vamos ficar de olho na evolução disso. Quem quiser ficar por dentro de todos os detalhes, pode seguir o pH no Twitter ou em seu blog pessoal. E para conhecer um pouco mais a história do Pedro, basta assistir a palestra que ele deu no TEDxSudeste. ;)

Botão Voltar ao topo