2011ARQUIVODicas de iPhone e iPad

Dica do dia: como incluir palavras no dicionário do iPhone, iPad ou iPod touch

O maldito corretor automático do iPhone sempre foi motivo de irritação para alguns usuários. Isso porque ele é um pouco invasivo ao corrigir, pois se você não rejeita a palavra sugerida ele a considera certa. Isso é terrível em momentos que não estamos olhando para o que digitamos, pois queremos apenas escrever logo a mensagem ou SMS que vamos enviar.

Antes, a melhor solução era desligar a autocorreção (Ajustes > Geral > Teclado), ou então usar gambiarras com os Contatos (dica que até o William Bonner leu aqui e retuitou). Hoje, felizmente, o iOS 5 permite a adição de palavras diretamente no dicionário, para que o sistema não fique escrevendo o que você não quer.

O problema maior na autocorreção nativa é com gírias regionais que não fazem parte do dicionário original. Com isso, “tava” vira “Tavares” e “hahaha” pode virar diversas coisas. Veja como mudar isso:

Passo 1: Vá em Ajustes > Geral > Teclado. No final da tela, você encontra a configuração de atalhos de teclados e é lá que iremos. Toque em “Adicionar Novo Atalho”.

Passo 2: Adicione a palavra que você não quer que seja mais corrigida no campo Frase. Você não precisa preencher o campo Atalho pois no caso não queremos que seja substituído por nada, muito pelo contrário.

Neste ponto, basta tocar no botão Salvar e a palavra agora não será mais substituída quando você escrevê-la. Repita os passos para todas as palavras que você quiser incluir no dicionário. :)

Para ver mais dicas para iniciantes, não deixe de visitar nossa seção Você Sabia. Baixe também nosso eBook gratuito com Os Segredos do iOS 5.

Botão Voltar ao topo