2011ARQUIVONotícias

Já conseguiram fazer o Siri funcionar no iPhone 4 e no iPod touch, mas não espere rodar no seu

Pois é, até que não demorou muito para conseguirem finalmente portar a funcionalidade Siri (exclusividade do iPhone 4S) para o iPhone e iPod touch de quarta geração. Em uma demonstração de prova de conceito, conseguiu-se fazer o aparelho se comunicar com os servidores da Apple e ser completamente funcional.

O desenvolvimento começou com dificuldade (leia nosso artigo anterior), mas finalmente é possível ativar o Siri nos aparelhos da geração anterior. O responsável pela façanha foi o desenvolvedor Steven Troughton-Smith, que estava tentando desde o lançamento do 4S, no meio deste mês.

Steven conseguiu driblar o maior obstáculo: a comunicação com os servidores da Apple, que não aceitam pedidos de aparelhos que não sejam o 4S. E a função está funcionando 100%, confira:

YouTube video

No final do vídeo, percebe-se que a performance do iPhone 4 e do 4S são exatamente as mesmas, provando que a decisão de habilitar a função apenas no último modelo é puramente comercial. Tanto é que é possível até mesmo fazê-lo funcionar em um iPod touch 4g (que também usa o chip A4). O único problema é que o microfone do iPod não é tão bom quanto o do iPhone.

YouTube video

Mas se você ficou contente em saber da notícia e espera que logo logo poderá rodar no seu iPhone 4, melhor não se empolgar: o desenvolvedor já deixou claro que sua intenção era apenas provar que era possível. Como ele alterou um código que pertence à Apple, é ilegal distribuí-lo e portanto ele não disponibilizará a novidade para ninguém. A não ser que vaze ou que outros hackers tentem repetir o processo, os códigos necessários para rodar o Siri no iPhone 4 não deverão nunca chegar ao Cydia.

Para que todos entendam a questão: o jailbreak não é ilegal porque não há a distribuição de códigos alterados. É o próprio usuário quem altera o sistema do seu aparelho, não infringindo assim nenhuma lei. Steven Troughton-Smith não quer fazer nada ilegal e por isso não ajudará ninguém a instalar o Siri em aparelhos não suportados. Há na rede arquivos que dizem ser o porte do Siri para o iPhone 4, mas eles não são funcionais pois não se comunicam com os servidores.

Além disso, o desenvolvedor acredita que a Apple logo logo vai encontrar uma maneira de barrar esta alteração, fazendo com que o hack seja anulado.

Mas a missão já foi cumprida: provar que o iPhone 4 é perfeitamente capaz de suportar o Siri.

via 9to5mac

Botão Voltar ao topo