2011ARQUIVONotícias

Fábrica de Jundiaí já começa a produzir iPhone 4 para abastecer o mercado nacional

A informação descoberta pelo Gizmodo Brasil de que a fábrica da Foxconn em Jundiaí (SP) já estaria produzindo iPhones parece se confirmar ainda mais. Uma reportagem do Portal iG averigou com várias fontes locais que a linha de produção nacional já teria iniciado, em caráter experimental.

No momento, apenas estão sendo produzidos iPhones 4, sem data para chegar ao mercado. De fato, a produção é prevista para abastecer a demanda nacional na época de natal (dezembro).

Mas tudo ainda está em ritmo experimental, pois a diretoria espera a inauguração oficial para começar a produção em larga escala. Esta inauguração terá a presença da presidente da República, Dilma Rousseff, que precisa ainda encontrar um lugar em sua agenda para participar da solenidade.

A Foxconn não confirma nada, mas a fábrica conta com cerca de 1.100 funcionários que trabalham, por turnos, das 6h às 23h45 todos os dias.

E a cultura do segredo, típica da Apple, permanece forte como nunca. Os funcionários são obrigados a assinar um termo de confidencialidade, não podendo contar nada nem mesmo em casa, aos familiares. Não há nem mesmo como entrar com máquinas fotográficas ou smartphones dentro das fábricas, que possuem detectores de metais até mesmo nos banheiros. Nada entra e nada sai de lá que não seja autorizado.

Até o Sindicato dos Metalúrgicos está proibido de entrar na fábrica para ver como os funcionários estão trabalhando.

Ainda não nos deixaram entrar nos galpões onde as linhas de montagem estão sendo instaladas, só nos permitiram entrar no pátio.

Ainda não se sabe se os aparelhos que serão fabricados no Brasil ficarão ou não mais baratos para o nosso mercado. Isso porque os smartphones não fazem parte da MP do Bem, que exonera tablets de vários impostos.

Vale a pena dar uma lida no artigo original completo para mais detalhes.

Dica do Nicholas el Hadi

Botão Voltar ao topo