2011ARQUIVONotícias

[curiosidade] Referências a um iPhone 4S aparecem no beta 9 do iTunes 10.5 (atualizado)

É, aos que não acreditavam, o choque é grande.

Ontem a Apple liberou para os desenvolvedores um beta do iTunes 10.5 e nele, foram encontradas referências claras e indiscutíveis de um novo modelo de iPhone que ainda não existe. O nome seria “iPhone 4S“.


“O nome mais feio que a Apple já criou”

Junto com as referências do modelo, também estão associados ícones ilustrativos dos aparelhos, que são exatamente os mesmos do atual iPhone 4 CDMA, da operadora americana Verizon.

Claro que isso poderia ser apenas uma referência a uma mudança no iPhone 4, que receberia uma versão unificada com as tecnologias GSM e CDMA (hoje, nos EUA, são vendidos dois tipos de aparelho). O problema é o código que aparece junto ao nome: N94, que muitos acreditam ser o nome código da futura geração do telefone da Apple.

Ou seja, o iPhone 5, segundo as referências encontradas no beta do iTunes (e que o Blog conferiu com os próprios olhos a existência delas), não existiria, dando lugar a um iPhone 4S.

Como a maioria de vocês sabe, nunca acreditamos nesta teoria, por não fazer parte da lógica da Apple. Até mesmo fizemos uma aposta aqui, dizendo que o iPhone 5 não se chamaria 4S.

Entenda a nomenclatura dos iPhones

O primeiro iPhone se chamava simplesmente assim, sem nenhuma referência numérica. Mas a segunda geração tinha um grande diferencial: a tecnologia 3G. A Apple, então resolveu adotar um nome apelativo, que chamasse a atenção para a mudança: por isso, chamou de iPhone 3G.

Deu certo, mas criou um problema lógico nos nomes. Como chamar a terceira geração, se a segunda já tinha o número 3 no nome? Foi então que se resolveu chamá-lo de iPhone 3GS, pois assim colocava ordem na numeração, e possibilitaria batizar a quarta geração com a nomenclatura lógica de iPhone 4.

Como chamar a 5ª geração do iPhone?

Seguindo esta lógica (que não é apenas um detalhezinho bobo, mas faz parte do marketing da Maçã), dificilmente se pode acreditar que a Apple não vá adotar um número 5 no próximo nome. Continuar com o número 4 iria quebrar toda a lógica, não podendo ser mais reparada no futuro, pois o aparelho de sexta geração se chamaria de 5, e assim por diante. Ela até pode fazer, mas ficará muito mais difícil para ela criar nomes no futuro, quando a fórmula atual já é facilmente aceita e assimilada pelos consumidores.

Seria recriar a roda, sem necessidade nenhuma.

No que consiste nossa aposta

Em maio, diversos rumores correram pela internet dizendo que o iPhone 5 não se chamaria assim, devendo mesmo se chamar iPhone 4S. Na época, muitos deram como certa esta informação e por isso fomos contra: não havia nenhuma lógica dar um nome desses ao aparelho de 5ª geração. Foi então que apostamos com nossos leitores: se não tivesse um iPhone 5 e sim um 4S, sortearíamos o novo aparelho entre os que apostaram. Em compensação, se houvesse um iPhone 5, aí os que apostaram teriam que realizar doações (para o Blog ou para uma instituição de caridade) na quantia que desejassem. Foi uma maneira divertida de defender um argumento.

Se for confirmado o lançamento apenas do iPhone 4S, obviamente pagaremos nossa aposta e realizaremos o sorteio entre os 306 que apostaram (o que deve dar ótimas chances de ser escolhido).

Claro que há o risco de haver dois modelos: um iPhone 5, de nova geração, além de um iPhone 4 modificado, com o nome de 4S. Mas aí já foge da aposta, pois existiria um iPhone 5 (teoria que sempre defendemos). Nesse caso, seria difícil determinar qual das partes ganharia.

Resposta na próxima terça

Apesar das referências encontradas no iTunes serem contundentes, é realmente difícil de acreditar que o próximo iPhone se chame 4S. Muitos acham que a sonoridade em inglês seria equivalente a “for ass“, mas o fato é que nenhum site de língua inglesa questionou isso, o que pode significar que na língua nativa esta conotação não é tão clara quanto para nós, “estrangeiros”.

Alguns acreditam que a Apple colocou a tal referência de propósito, só para despistar os rumores. De fato, um nome de um futuro aparelho NUNCA tinha sido exposto assim antes em uma versão beta. Ao mesmo tempo, isso também seria algo inédito, pois a Apple NUNCA implantou códigos do tipo para despistar sites de rumores.

Mas neste ano vimos tantas mudanças, não é mesmo? Afinal, a Apple também NUNCA demorou tanto tempo para lançar um novo iPhone…

De fato, nada é oficial. Resposta definitiva, só mesmo na terça-feira.

ATUALIZAÇÃO:

A vantagem de nós mesmos procurarmos as referências é que podemos descobrir coisas que os sites estrangeiros deixam passar. Reparem na primeira imagem deste artigo, a referência iPhone4,1.

Este é o nome que terá a próxima geração do iPhone. Mas a mudança de numeração antes da vírgula significa grandes avanços internos no hardware. O iPhone 4 tem a denominação iPhone3,1. No passado, apenas dois modelos tiveram pouquíssimas mudanças internas: o primeiro e o segundo (iPhone1,1 e iPhone1,2, respectivamente). Isso quer dizer que o tal “4S” (se a Apple manter mesmo esse apelido) terá mesmo grandes transformações, como chip A5 e talvez a câmera de 8 megapixels.

Botão Voltar ao topo