2011ARQUIVONotícias

Ministro afirma que iPhone começa a ser montado no Brasil em julho e iPad ainda em 2011

Se pudermos acreditar nas palavras do atual Ministro da Ciência e Tecnologia, Aloízio Mercadante, então temos todos os motivos para comemorar. Segundo ele, o iPhone começará a ser produzido no Brasil já em julho. Se isso for verdade, é muito provável que já seja o futuro modelo da Apple, o iPhone 5.

O iPad também entra em produção no país até o final do ano. A expectativa é que os preços para o consumidor caiam cerca de 30% (leia “Quanto deve ficar o preço do iPad produzido no Brasil?“) e que os lançamentos não demorem tanto para chegar em nossas terras.

Atualmente, a Apple sofre um grande problema de abastecimento de estoques, pois não consegue fabricar os dispositivos no mesmo ritmo em que eles são vendidos, causando filas e insatisfações nos clientes que não acham os produtos nas lojas. O polo de produção brasileiro deverá servir como grande fornecedor de novos aparelhos, principalmente para os Estados Unidos, por causa da menor distância entre os países (na comparação com a China).

Isto significa que continua improvável que o Brasil entre na lista dos países que possuem lançamento simultâneo com os EUA. Porém é de se esperar que, pelo menos, não demore tanto para recebermos as novidades. O iPhone 5, por exemplo, que deve ser lançado em setembro/outubro nos EUA, poderia seguramente já estar entre nós no natal.

A vinda da fábrica para o Brasil significa muito. Além do preço menor ao consumidor e as centenas de empregos que isso gerará, abrirá imensas portas para maiores investimentos da Apple no país, como, por exemplo, a abertura de lojas físicas oficiais, o que permitiria a venda direta do iPhone sem passar por operadoras, além da garantia internacional oficializada, visto que hoje apenas aparelhos comprados aqui são cobertos por ela no país.

Exame.com

Botão Voltar ao topo