2011AppleARQUIVONotícias

Apple planeja construir novo campus em Cupertino em forma de nave espacial

Quem achou Steve Jobs cansado e exausto na apresentação de segunda-feira, talvez tenha se enganado. Logo no dia seguinte à abertura da WWDC, lá estava ele em uma reunião do conselho municipal de Cupertino, para mostrar à comunidade local o projeto do futuro novo campus da Apple, no enorme terreno comprado da HP há alguns anos.

Apple Campus 2

E pelo que se viu, os planos são realmente ambiciosos.

Durante 20 minutos, Jobs falou do enorme projeto em transformar o atual terreno em um grande campus completamente rearborizado, com um edifício em forma de nave espacial capaz de abrigar comodamente 12 mil empregados. Para se ter uma ideia da grandeza do projeto, o atual campus suporta apenas 2.800 pessoas, obrigando a Apple a alugar na região outros escritórios para abrigar os demais 6.700 que sobram.

Apple Campus 2 Terreno

Os atuais 100 acres do terreno abrigarão 6.000 árvores (atualmente são certa de 3.700) e a fachada em vidro deverá lembrar as Apple Stores, em uma mistura de natureza com design arquitetônico.

Apple Campus 2

Nosso objetivo é construir o melhor edifício de escritórios do mundo. Os estudantes de arquitetura virão até aqui só para vê-lo.

Jobs também deu dicas de que, futuramente, a WWDC poderá acontecer por lá mesmo. Durante a apresentação de segunda, ele comentou o fato dos ingressos terem se esgotado em apenas algumas horas e pediu desculpas por não ter podido oferecer mais lugares pois, de fato, não existe nenhum outro lugar à disposição para colocar mais pessoas. No novo prédio, um enorme auditório será construído para abrigar as apresentações da empresa, além de uma cafeteria gigante de 3.000 lugares.

Teremos um auditório para as nossas apresentações, como a de ontem [na WWDC], que atualmente nos fazem ir até San Franscisco para realizá-las.

O prédio terá sua própria fonte de energia, com geradores à gás natural e outras formas ecologicamente sustentáveis e econômicas.

Hoje o terreno está como a HP deixou, cheio de edifícios e com 20% de paisagem visível apenas. O plano da nova construção é centralizar todos os prédios em uma forma circular, fazendo com que o espaço para paisagem aumente para 80%. Para a Apple, o design deve ser funcional até mesmo na arquitetura.

O plano é que tudo fique pronto a partir de 2015. Veja o vídeo da apresentação de Jobs no conselho municipal:

YouTube video

Via
TechCrunch
Botão Voltar ao topo