2011ARQUIVOCuriosidades

Conheça em detalhes como serão as notificações do iPhone, iPod e iPad

O novo sistema de notificações do iOS 5, apresentado na última WWDC, já está sendo considerado por muitos como a mudança mais marcante do sistema, além da mais polêmica. De fato, ela dá um novo frescor ao aparelho, pois transforma uma das funções básicas de todo o celular moderno (avisos de mensagens, lembretes e tarefas) em algo integrado ao sistema de forma muito mais inteligente.

Um grande problema das notificações do iOS, historicamente, sempre foi a forma invasiva como ele pára tudo no aparelho para dar um aviso, bloqueando as funções até você fechar o pop-up. Se você tem amigos que lhe enviam mensagens em pedaços, sabe muito bem do que eu estou falando.

Agora, nada mais de avisos intrometidos no meio da tela; tudo acontece discretamente, com um sinal sonoro (ou não) e uma pequena faixa que aparece suavemente. Você decide se quer ver seu conteúdo ou simplesmente continuar o que está fazendo.

Ao passar o dedo do topo da tela para baixo, uma pequena “cortina” (chamada de Notification Center) traz todas as notificações que você ainda não leu, para acesso fácil e imediato. Esta Central de Notificações também traz widgets (pois é, não foi bem o que você imaginava, não?) de informações atualizadas. Por enquanto, apenas funcionam o Tempo e a Bolsa.

Se a tela estiver bloqueada, as notificações que aparecerem ficam ali até você destravar a tela.

Tudo é configurável pelos Ajustes. Você pode determinar o que vai ou não aparecer na tela, e a forma como aparecerá (com som, sem, banners novos ou estilo pop-up antigo, etc). Também decide o que aparece ou não na tela bloqueada, se você não quiser que suas informações fiquem expostas para qualquer bisbilhoteiro.

Veja em vídeo a grande diferença entre o atual e o futuro sistema de notificações:

As notificações são um grande avanço no iOS, e só elas já valem a futura atualização.

iOS 5 está atualmente em versão beta (apenas para desenvolvedores) e seu lançamento público está previsto para acontecer entre setembro e outubro de 2011. Ele será compatível com todos os atuais aparelhos capazes de rodar o iOS 4.3 ou posterior.

Botão Voltar ao topo