2011ARQUIVOCuriosidadesReviews

Testamos o serviço de Wi-Fi em uma viagem de ônibus no Rio Grande do Sul

Depois de experimentarmos o serviço de bordo da TAM que permite fazer ligações telefônicas em pleno voo, seguimos a sugestão de alguns de nossos leitores e fomos conferir de perto o ônibus de viagem com rede Wi-Fi a bordo, oferecido pela empresa Planalto no Rio Grande do Sul.

E nada melhor para testar do que tentar escrever um artigo sobre isso durante uma viagem. :)

Viajamos da capital Porto Alegre até a cidade de Santa Maria, a 286 quilômetros de distância (4h de estrada). O serviço é oferecido graças a um equipamento no ônibus que capta a rede 3G (3.5G HSPA) e a compartilha via Wi-Fi entre os viajantes. Por causa disso, a qualidade do sinal sofre variações de acordo com a localidade por onde ele passa (e no interior do RS nem sempre há boa cobertura). Em alguns pontos do trajeto, chegamos mesmo a ficar sem sinal nenhum, sendo impossível se conectar na internet por um bom tempo; na maior parte, a conexão é por EDGE.

O ônibus também conta com úteis tomadas elétricas embaixo das poltronas para carregar o laptop, celular ou iPad.

É muito bom saber que aos poucos podemos contar no Brasil com este tipo de conforto em viagens, coisa rara até em países do primeiro mundo. Em Portugal já se começa a investir nisso, com ônibus de Lisboa que contam com conexão sem fio.

Resta torcer por duas coisas: que outras empresas no resto do pais adotem também esta excelente ideia e que as operadoras melhorem as redes 3G no interior, que hoje é sofrível.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Botão Voltar ao topo