2011ARQUIVORumores

[rumor] Futuro iOS 5 talvez permita a atualização do sistema sem precisar conectar-se ao iTunes

Há anos (desde 2008) que é possível encontrar no iOS referências a respeito de uma possível função de atualização do sistema do iPhone sem o uso de fios, somente pela nuvem (processo também chamado de OTA, over-the-air). Segundo algumas fontes, esta novidade poderia chegar já no futuro iOS 5, a ser apresentado no dia 6 de junho.

O site 9to5Mac recebeu informações de que a Apple estaria em negociações com a operadora americana Verizon para oferecer o serviço. Com isso, os clientes poderiam realizar atualizações do iOS sem a necessidade de utilizar o programa iTunes do computador. Este tipo de função já existe em outras plataformas, como o Android e o WebOS.

Mas, assim como o compartilhamento de internet (tethering) no iOS 3, a atualização pela nuvem não estaria disponível imediatamente no iOS 5, mas começaria a ser implementada aos poucos, dependendo de cada operadora adotar o serviço ou não.

É importante se questionar como a Apple faria para otimizar a transmissão de grandes arquivos. Atualmente, mesmo fazendo apenas a atualização (e não uma restauração completa), o sistema é baixado com o arquivo completo (ou seja, cerca de 666MB). O ideal seria que fosse possível transmitir apenas as partes do sistema que foram alteradas, facilitando a transmissão. Pelo menos na Apple TV, a atualização sem precisar ligar o aparelho no computador se faz mais do que necessária.

As novidades (se surgirem) devem ser apresentadas na WWDC, quando a Apple promete revelar o futuro do iOS e do Mac OS X.

9to5Mac

Botão Voltar ao topo