Ter várias contas diferentes na App Store é quase uma necessidade, principalmente para nós, brasileiros, que não temos a categoria Jogos na nossa loja. Mas é incômodo ter que ficar trocando de conta a todo o momento, seja porque você quer baixar um jogo grátis ou porque quer comprar com seu cartão de crédito um aplicativo na loja brasileira.

Felizmente, para quem é usuário de Mac, é possível criar um script para facilitar o processo e fazer esta tarefa apenas com um clique.

AppleScripts são códigos que realizam tarefas automáticas no Mac OS. Com eles é possível fazer praticamente tudo no sistema, facilitando muito a vida do usuário.

Pois um desenvolvedor publicou um script justamente para ajudar na troca de diferentes contas da App Store. E fazê-lo funcionar é bem fácil, confira:

Passo 1 - Vá nas Preferências do Sistema > Acesso Universal e habilite a função “Ativar o acesso para dispositivos assistidos”.

Passo 2 – Abra o Editor AppleScript ( HD > Aplicativos > Utilitários).

Passo 3 - Copie e cole nele o código a seguir (válido apenas para iTunes em português), editando as informações de login e senha:

tell application "System Events"
tell process "iTunes"
set frontmost to true
try
click menu item "Finalizar Sessão" of menu "Loja" of menu bar item "Loja" of menu bar 1
end try
click menu item "Iniciar Sessão…" of menu "Loja" of menu bar item "Loja" of menu bar 1
keystroke "login@email.com"
keystroke tab
keystroke "senha"
keystroke return
delay 3
keystroke return
end tell
end tell

Passo 4 – Salve como um Aplicativo (importante escolher este formato de arquivo) na pasta ~/Biblioteca/iTunes/Scripts. Se não existir esta pasta, crie-a. Salve um para cada conta diferente.

Passo 5 – Abra o iTunes e escolha seu script no menu superior.

Pronto, agora você tem uma maneira fácil de mudar a conta do seu iTunes. Infelizmente o script não serve para a Mac App Store, e nem para sistemas Linux ou Windows.

via MacStories