2011ARQUIVONotícias

Matando um rumor pela raiz: versão branca do iPhone 4 não é mais grossa que a preta

Modelo novo de iPhone significa tempo de propagação de novos mitos. O site Macrumors divulgou hoje uma informação referente à espessura do novo modelo branco do iPhone 4, que seria, segundo um usuário, ligeiramente maior que a do modelo preto. Antes que a mídia “especializada” comece a repetir a “notícia” como sempre faz, vamos colocar um fim nisso já, já. Felizmente temos como tirar a prova nós mesmos, acabando com qualquer mito. :)

Segundo o tal usuário, o iPhone 4 branco da sua amiga é alguns milímetros maior que o seu preto, fazendo com que ele não entre em uma capa da Incase (estranho como é sempre ela que aparece nesses rumores). Porém, isso não parece ser padrão e nem deveria ter sido postado como notícia antes de se realizar testes com outros aparelhos. O nosso branco, por exemplo, tem exatamente a mesma espessura que o modelo preto. É bem verdade que sempre podem ocorrer diferenças de fabricação entre aparelhos (efeito colateral da industrialização em série), mas será que é o nosso que está errado?

Tipo de notícia sem análise, que chama a atenção por ser um novo produto da Apple. Faça um teste: tente substituir no artigo original o nome iPhone por outra marca qualquer. Acha que teria o mesmo atrativo para os leitores?

ATUALIZAÇÃO:

Esse assunto ainda promete dar muito pano para a manga. O site TiPb fez a lição de casa e também foi conferir ele mesmo se há diferenças de espessura entre os dois modelos e (tcha-ran!) encontrou também. Eles chegaram até a medir através de instrumentos (o que elimina qualquer suspeita de ilusão de ótica) e constataram que o branco deles é 0,2mm mais espesso (o que é muuuuito pouco). E não é só isso: mediram também o modelo preto e descobriram que a espessura não é a mesma dependendo do ponto onde se mede. Ou seja, até o preto teria irregularidades de espessura no mesmo aparelho e ninguém nunca percebeu.

Porém, assim como nós, eles procuraram matar qualquer mito, testando diversas capas do mercado e constatando que o aparelho coube em todas, sem nenhum problema. Ou seja, os riscos de um futuro espessuragate diminuem ainda mais.

Como citamos no texto, a indústria geralmente considera normal haver diferenças na fabricação de aparelho para aparelho (a página americana da Apple até possui uma nota dizendo isso). O importante é descobrir se estas diferenças são relevantes ou não, o que não parece ser o caso. Esses milímetros a mais ou a menos não influenciam em nada o uso do iPhone, e não dá para entender a relevância que uma notícia dessas pode ter (a não ser para quem tem interesse que as ações da Apple caiam ou que as vendas do iPhone branco diminuam).

Nosso alerta foi importante, porque se amanhã ou depois aparecer no Bom Dia Brasil algo relacionado a isso (como foi o caso do locationgate), você sabe que é mais um daqueles problemas que você não deve se preocupar. :)

Botão Voltar ao topo