2011ARQUIVONotícias

iZettle transforma o iPhone em um leitor de cartões de crédito com chip

Muito se fala que é apenas uma questão de tempo até a Apple adotar a tecnologia NFC (Near Field Communications, comunicações por proximidade) para uso em pagamentos eletrônicos. Enquanto ela não chega, algumas empresas estão criando soluções para usar dispositivos iOS como leitores de cartão de crédito, como o Square, por exemplo. O problema dele é que, por enquanto, só funciona nos Estados Unidos e com cartões com banda magnética, o que faz não servir para a Europa, que tem como padrão os cartões com chip, muito mais seguros e difíceis de clonar.

Porém, uma empresa suéca quer acabar com esta lacuna, lançando sua própria solução: o iZettle.


iZettle lê cartões de crédito com chip no iPhone e iPad

O aparelho é conectado à entrada de 30 pinos do iPhone, iPad ou iPod touch e permite receber pagamentos como se fosse uma máquina de cartão, ideal para pequenos comerciantes, vendedores em movimento (como feiras e eventos especiais) ou até mesmo para receber pagamentos de amigos ou devedores.

Após introduzir o cartão e o valor, o cliente precisa assinar na tela para validar a compra, o que eu acho estranho, visto que os cartões de chip normalmente usam senha para facilitar o processo. Assinar com o dedo nem sempre é muito prático e a assinatura nunca fica igual. A fatura é enviada para o email do cliente, que tem a opção de compartilhar no Facebook a foto do objeto comprado.

YouTube video

A previsão de lançamento é junho, mas ainda não foram divulgados preços e valores do serviço.

Transformar dispositivos móveis em instrumentos de pagamento é um sonho antigo da indústria e o Square vem ganhando terreno nisso. Ontem, eles passaram a marca de US$2.000.000 em transações em um único dia. No Brasil, a única alternativa do tipo (mas sem leitor de cartão) é o aplicativo da Cielo.

Engadget e Marshable

Botão Voltar ao topo