2011ARQUIVORumores

Colunista da IstoÉ afirma: decisão de montar iPads no Brasil já está tomada

Acreditar ou não, eis a questão. O colunista da IstoÉ Dinheiro, João Dória Jr, foi tão categórico em sua afirmação, que até provoca a dúvida: segundo ele, a Apple já decidiu montar iPads em uma fábrica de São Paulo e anunciará isso oficialmente ainda este mês.

A Apple produzirá iPads no Estado de São Paulo. Será a única fábrica da empresa na América Latina. A decisão já está tomada. A companhia busca uma cidade para montar a sua operação. O anúncio de local e o investimento serão divulgados em abril, pela Apple, numa audiência com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

O fato da notícia ter sido dada em uma nota simples, perdida entre outras, descredibiliza um pouco a afirmação. Mas por conter tantos detalhes e ainda vir assinada pelo colunista, faz com que ela, pelo menos, chame a atenção.

Se a informação se demonstrar verdadeira e a fábrica for para São Paulo, isso significaria que os esforços de Eike Batista não teriam influenciado na decisão, pois seu polo industrial fica no Rio de Janeiro.

No mês passado, foi divulgada a notícia de que a fábrica da Foxconn em Jundiaí estaria sendo ampliada. Ao mesmo tempo, a própria Apple enviou representantes para conversar com o governo brasileiro sobre os planos de isenção de impostos para quem fabrica tablets no país.

Todas as peças se encaixam, mas visto que são anos que se ouve esse tipo de boato, o melhor a fazer é baixar as expectativas e esperar acontecimentos mais concretos antes de tirar conclusões precipitadas.

Detalhe: o artigo de João Dória Jr. foi publicado no dia 1º de abril, mas uma revista como a IstoÉ não pode se dar ao luxo de ficar fazendo brincadeirinhas do dia da mentira.

Dica do Augusto Franco

Botão Voltar ao topo